Escolha uma Página

SÃO PAULO – Sétimo maior aeroporto do Brasil, o Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro, atende oito milhões de passageiros ao ano. Na região onde está instalado, as temperaturas variam entre 30 e 40 graus Celsius no verão. Manter o aeroporto em temperatura agradável não é fácil. Até recentemente, o aeroporto gastava 43 milhões de litros de água por ano, ou 120 mil litros por dia, com seu sistema de ar-condicionado.

Leia mais
Aplicativo dimensiona reservatórios de captação de água da chuva
Por que é importante falar de águas residuais e reúso?
Saneamento e mudanças climáticas

Ao adotar o reaproveitamento da água – que começou a ser testado em janeiro de 2018 – o aeroporto reduziu o consumo em mais de 600 mil litros de água potável por mês. A economia trouxe redução de R$ 5,5 mil em gastos diários com climatização.

Os testes continuam – não é todo dia que o sistema está funcionando -, mas a administração informa que, quando for possível usá-lo diariamente, a economia de água pode representar uma redução anual de gastos com compra de água de cerca de R$ 1,8 milhão. Sem o reaproveitamento, 50% da água potável consumida pelo aeroporto atende as necessidades do sistema de ar-condicionado.

Saiba como funciona o sistema de reuso

A partir de coletores instalados no telhado, o Santos Dumont passou a reutilizar a água que sobra do climatizador convencional, reencaminhando esse líquido para as Torres de Resfriamento da Central de Água Gelada. Além disso, os coletores também armazenam água da chuva e bombeiam essa água para o sistema de ar-condicionado.

Em entrevista ao UOL, Ricardo Braga Vieira, gerente de manutenção do Santos Dumont, explica que as águas captadas recebem tratamento físico-químico antes de serem bombeadas para as áreas de interesse. As águas utilizadas para irrigar os vidros superiores da área de embarque, que auxiliam no controle da temperatura interna, também são de reuso.

O reservatório para captação e armazenamento foi construído em 2007, e tem capacidade para armazenar 1 milhão de litros d’água, mas, até o começo do ano, o reuso era destinado apenas para lavagem de pátios e banheiros.

As atividades de limpeza ainda usam a água do reservatório, mas, para ampliar o reuso na climatização diária, a Infraero planeja construir um novo reservatório com capacidade de 10 milhões de litros d’água.

A empresa informa que o novo reservatório deve ficar pronto em até dois anos. O aproveitamento diário das águas de reuso no sistema de climatização do Santos Dumont resultaria em economia anual suficiente para abastecer 300 casas com 4 pessoas por um ano.

Conheça outras iniciativas que ajudam a identificar desperdício e pensar novas formas de captar e utilizar a água de maneira mais inteligente.