Escolha uma Página

SÃO PAULO – Em meio à crise hídrica no Estado, o índice de perda de água tratada em Minas Gerais cresceu de 36% para 37,2% em 2017, segundo levantamento da GloboNews. Em alguns municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, como a cidade de Esmeraldas, que tem cerca de 66 mil habitantes, o índice de perdas chega a 70%. Isso significa que a cada 10 litros de água tratada produzida, sete são perdidos – seja na forma de perdas físicas, como vazamentos, ou perdas aparentes, como gatos e outras ligações clandestinas.

Com o intuito de reduzir essas perdas, a Copasa, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, anunciou que, a partir de 2019, a empresa fixará metas para redução de perdas. O não cumprimento das metas poderá resultar em acréscimos, em curto prazo, na tarifa da água para regiões específicas. Ainda de acordo com a companhia, em simulações, medidas como essa reduzem a tarifa em médio e longo prazo, já que as perdas tendem a diminuir, mesmo em regiões onde, num primeiro momento, elas se mantiveram em nível elevado.

Leia mais
Projeto que automatiza detecção de perdas de água ganha prêmio
Boas práticas reduzem perdas de água tratada em até três vezes
Estudo: perda de água potável aumenta vulnerabilidade de bacias hidrográficas

Vencer o desafio da redução de perdas não será fácil. Em Belo Horizonte, por exemplo, capital do Estado, parte dos 17 mil quilômetros de tubulação tem mais de 100 anos, o que costuma aumentar a incidência de vazamentos. Em regiões menos abastadas, a precariedade da infraestrutura de distribuição de água é uma realidade ainda mais dura.

Perdas no Brasil

Embora hoje os esforços para diminuir o índice nacional de perda de água tratada sejam mais intensos, ele permanece em vultosos 36,7%, de acordo com os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), órgão vinculado ao Ministério das Cidades. Em 2013, quando as perdas estavam em 37%, o Instituto Trata Brasil estimou o volume de água tratada perdida no País em 6,5 bilhões de metros cúbicos ao ano, o que dá 6,5 vezes toda a capacidade de armazenagem do sistema Cantareira, no Estado de São Paulo.

É água suficiente para abastecer 50 milhões de pessoas por um ano. Vendido, esse volume renderia pouco mais de R$ 8 bilhões às prestadores de serviços de saneamento básico, que poderiam reinvestir parte importante desse valor na expansão dos serviços para incluir quem ainda não está na rede e em campanhas em prol do consumo consciente e da redução de perdas.