Escolha uma Página

 

SÃO PAULO – A demanda crescente para irrigar culturas de arroz e trigo, por exemplo, pode drenar grande parte dos aquíferos em todo o mundo. Um novo novo mostrou que regiões como a bacia do Alto Ganges, na Índia; o sul da Espanha e a Itália podem perder suas fontes de água subterrânea entre 2040 e 2060.

Nos Estados Unidos, o problema pode acontecer ainda nos anos 2030 com os os aquíferos no vale central da Califórnia, na bacia de Tulare e no sul do vale de San Joaquin. Outros aquiferos ameaçados são os que fornecem água subterrânea a áreas do Texas, Oklahoma e Novo México.

Leia mais: Os 8 maiores aquíferos do mundo

Isso porque quase metade do alimento produzido no mundo vem das partes secas e quentes do planeta, onde o bombeamento excessivo de água para irrigar as culturas está diminuindo rapidamente os reservatórios subterrâneos, os chamados de aquíferos.

De acordo com Inge de Graaf, hidrologista da Colorado School of Mines, no Colorado (EUA) e autora do estudo apresentado na reunião anual da American Geophysical Union, até 2050, cerca de 1,8 bilhão de pessoas podem viver em áreas onde a água subterrânea estará quase ou totalmente esgotada por causa do excessivo bombeamento de água subterrânea para o consumo humano e agricultura.

“Embora muitos aquíferos permaneçam produtivos, as águas subterrâneas economicamente exploráveis já são inatingíveis ou vão se tornar inatingíveis  num futuro próximo, especialmente nas áreas de intensa irrigação e  regiões mais secas do mundo”, disse de Graaf.