Escolha uma Página

Alter do Chão ou Sistema Aquífero Grande Amazônia
Localizado sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas, o SAGA (ou Sistema Aquífero Grande Amazônia) tem 162.520 km³ de água. A quantidade é equivalente a 150 quatrilhões de litros e poderia abastecer toda a população do planeta durante 250 anos. É o maior aquífero conhecido do mundo, e reserva metade da água presente no Brasil. Atualmente, ele fornece água apenas para cidades vizinhas, como Manaus e Santarém.

Guarani
O Guarani é o maior aquífero transfronteiriço do mundo, abrangendo o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Ele tem 1,2 milhões de km² de extensão territorial, sendo que 70% está em território brasileiro. A reserva hídrica atinge 40 trilhões de m³. Quer saber se ele pode estar abaixo de você? O Guarani está distribuído entre os estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

LEIA TAMBÉM
– Aquífero californiano guarda volume de água equivalente a 2,3 mil Cantareiras
– Boas práticas reduzem perdas de água tratada em até três vezes
– Água de reúso para a indústria aumenta oferta de água potável para a população

Arenito Núbia
O Arenito Núbia é considerado o maior reservatório de água fóssil do mundo, ou seja, de água selada que não recebe reabastecimento por precipitação. Ele está localizado sob o Egito, Líbia, Chade e Sudão, e tem aproximadamente 2 milhões de km² de extensão. Sua capacidade é de 150.000 km³ de água, utilizada para produção agrícola no oásis de Kufra via sistema de irrigação subterrânea.

Kalahari / Karoo
Localizado no sul da África, o aquífero é compartilhado pela Namíbia, Botsuana e África do Sul. A maior parte dele fica na Namíbia, na bacia hidrográfica de Stampriet, onde acontece também a maior parte de seu reabastecimento. A extensão total é estimada em 135 mil km². As águas desse aquífero são essenciais para a vida e economia do deserto de Kalahari.

LEIA TAMBÉM
– Rio de Janeiro amplia acesso a saneamento básico na Zona Oeste
 Saneamento básico: assentamentos irregulares são desafio no Brasil
– Brasil é o quarto País com mais signatários do Pacto Global das Nações Unidas

Digitalwaterway Vechte
O Digitalwaterway Vechte tem área total de 7,5 mil km², incluindo nele a bacia do famoso rio Vecht, que banha o noroeste da Alemanha e o nordeste da Holanda. Sua água é usada para agricultura e abastecimento da população do entorno, através de drenagem artificial.

Praděd
O Praděd abrange áreas da República Tcheca e Polônia, dando vasão para muitas nascentes, como dos rios Desná e Vístula. Sua extensão total é de 3,3 mil km². No lado tcheco, se encontra a central hidroelétrica Dlouhé Stráně, a maior estação reversível da Europa – sistema em que a energia é produzida através de bombeamento de água de baixo para cima.

Grande Bacia Artesiana
A Grande Bacia Artesiana abrange 22% do território australiano, ocupando uma área total de 1,7 milhões de km². A reserva total de água chega a 65 milhões de gigalitros, distribuídos em 18 bacias de lençóis freáticos. A água subterrânea é 820 vezes maior que a quantia de água presente na superfície do país oceânico

Bacia Murray-Darling
Também localizada na Austrália, essa bacia tem 297 mil km² de extensão e drena um sétimo das terras do país. O nome vem dos rios Murray e Darling, e o aquífero é essencial para a produção agrícola da ilha. Em anos recentes, as águas foram ameaçadas por grandes secas e viraram motivo de preocupação para o governo australiano.

Não sabe o que é um aquífero?
Eles são rochas porosas e permeáveis que funcionam como reservatórios de água e são abastecidos pelas chuvas que se infiltram no subsolo. Fornecem água para nascentes, poços e são fontes de abastecimento.