Escolha uma Página

SÃO PAULO – A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) anunciou os vencedores de um hackathon promovido durante o Campus Party em Salvador, que terminou em 13 de agosto. O desafio colocado para os campuseiros pela prestadora de serviços de saneamento foi desenvolver soluções inovadoras que melhorassem o relacionamento da Embasa com seus clientes, aumentassem o controle de perdas (vazamentos e fraudes), promovessem o consumo consciente ou aprimorassem o monitoramento de mananciais, reservatórios e redes distribuidoras.

Caio Moreira, Michael Júnior, Ramon Jorge, Saulo Barros e Yaucha Costa venceram com o Hydrotalk, um “sistema que tem como objetivo melhorar a comunicação da Embasa com o cliente e estimular a racionalização do uso da água”.

Hydrotalk: o projeto vencedor

O Hydrotalk tem duas partes: uma que facilita a comunicação entre cliente e empresa com ajuda de um ChatBot e outra, um medidor de vazão, que registra o consumo de água desse cliente. Com o sistema, o usuário poderá informar quanto ele quer gastar com a conta em um dado período e o Hydrotalk emitirá alertas de consumo. Por exemplo, se o cliente já tiver consumido 50% do valor planejado para o mês, o sistema vai avisa-lo. “Além disso, dicas de economia de água são enviadas ao consumidor e gráficos comparativos são gerados sobre o seu consumo diário e mensal”, afirma Caio Moreira, membro da equipe vencedora.

“O consumo consciente é algo necessário e foi o que nos motivou a construir essa solução”, diz Moreira. A ideia, com o Hydrotalk é dar informação útil e solucionar problemas que, segundo Moreira, “nem deveriam existir” com a tecnologia disponível atualmente.

Leia mais
Projeto que automatiza detecção de perdas de água ganha prêmio
Aplicativos para smartphone indicam bebedouros públicos no Brasil e no mundo
De volta para o futuro: Brasil testa carro movido a esgoto

“Com o Hackathon foi possível compreender um pouco mais sobre os processos operacionais da Embasa e as necessidades da empresa. Além disso, conhecemos uma equipe fantástica ampliando a nossa rede de contatos e gerando networking.”, disse.

O que é um hackathon

Um hackathon é uma maratona de programação durante a qual hackers se debruçam sobre um problema e tentam resolvê-lo por um período determinado de tempo. A palavra “hackathon” é fruto da fusão dos substantivos “hacker” e “marathon” (maratona, em inglês). Empresas frequentemente promovem hackathons premiados durante eventos que reúnem programadores profissionais e amadores para desenvolver novos produtos e criar ideias com objetivos específicos. A iniciativa da Embasa na Campus Party Bahia teve a participação de 58 pessoas divididas em 14 equipes que tiveram 30 horas para desenvolver a solução.

O que é um chatbot

Um chatbot é um software programado para dialogar e interagir como um ser humano com outros seres humanos – geralmente por meio de texto. Ele é desenvolvido para entender e reagir à linguagem natural. Muitas empresas já usam chatbots, principalmente no Facebook, para atender a demandas simples de seus clientes.