Escolha uma Página

SÃO PAULO – No terceiro episódio da série Conversa Juntos Pela Água, Fernando Santos-Reis, fundador e presidente por nove anos da Odebrecht Ambiental, discute o cenário do saneamento básico no Brasil, modelos de gestão e o que é necessário para avançar no setor.

O bate papo foi realizado com Marussia Whately, ativista e uma das idealizadoras da organização Aliança pela Água, durante um encontro especial em São Paulo (SP).

Para Fernando, o cenário do saneamento é muito desigual, já que no Brasil existem cidades muito desenvolvidas e outras com estrutura zero.

“Precisamos trazer a consciência das questões da água para o dia a dia das pessoas”, diz Fernando Santos-Reis.

O engenheiro ainda comenta sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e explica por que o projeto foi um desincentivo para o saneamento básico.

A privatização do setor e política de subsídios cruzados, como acontece na operação da Odebrecht Ambiental no Tocantins, também são assuntos discutidos nesse episódio.
Assista agora:
 
MARUSSIA WHATELY

Arquiteta e urbanista, ativista e uma das idealizadoras da Aliança pela Água. Integra o quadro de sócios do Instituto Socioambiental. Recentemente, publicou o livro “O Século da Escassez – Uma nova cultura de cuidado com a água: impasses e desafios“, pela editora Claro Enigma.

FERNANDO SANTOS-REIS

É engenheiro civil com mestrado em administração de empresas (MBA) com mais de 30 anos de carreira. Foi fundador e diretor-presidente da Odebrecht Ambiental por nove anos.