Escolha uma Página

SÃO PAULO – Outubro está chegando e com ele a hora de escolher o prefeito da nossa cidade. Pensando nisso, o Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com a Reinfra Consultoria, acaba de lançar a cartilha “Saneamento Básico e as Eleições Municipais 2016. O documento passa pelos conceitos principais de saneamento e explica tudo o que o candidato deve saber sobre o assunto.

De forma didática, a cartilha responde as possíveis dúvidas que um prefeito de primeira viagem poderia ter, como o Plano Municipal de Saneamento Básico, que deve ser obrigatoriamente formulado e executado pela prefeitura e não pode ser repassado à empresas de água e esgoto, por exemplo.

Saneamento Básico e as Eleições Municipais 2016

Cartilha fala sobre saneamento básico e traz entrevistas com autoridades (Foto: Reprodução)

O que pode acontecer se não houver regulação dos serviços de saneamento básico? Quais são os benefícios reais que esses serviços trazem aos moradores? E os benefícios econômicos para a cidade? Quais são as responsabilidades do prefeito e quais são as da empresa operadora de água e esgoto? Essas são algumas das questões que a cartilha responde de maneira simples e objetiva.

Nas páginas finais, o candidato ainda pode aprender com a experiência de outros prefeitos e ex-prefeitos que deram prioridade aos serviços de água e esgotamento sanitário em suas gestões. Há também a contribuição de outras autoridades, como promotores, procuradores e membros de Tribunais de Contas. Segundo o ITB, esses depoimentos “dão suas visões sobre a importância de serviços e os principais gargalos que prefeitos enfrentam nos projetos e obras de saneamento básico”.

Apesar de ser direcionada aos candidatos à prefeitura municipal, a cartilha está disponível no site do Instituto e pode ser acessada por qualquer cidadão. O Juntos Pela Água recomenda a leitura!