Escolha uma Página

SÃO PAULO – A costa de lagos do mundo é quatro vezes maior que a oceânica e se toda a água desses lagos se espalhasse pelo planeta Terra, ela formaria uma camada de cerca de 1,3 metro de profundidade.

Dados como estes foram obtidos a partir do recém-criado banco de dados sobre lagos no mundo, o mais completo até agora. Compilado por pesquisadores da Universidade McGill, do Canadá, ele engloba o estudo de 1,4 milhão de lagos de mais de 10 hectares em todo o mundo.

A investigação, detalhada num artigo publicado no periódico científico Nature Communications, vai ajudar a ampliar a compreensão do papel de lagos nos sistemas ambientais da Terra, desde o ciclo hidrológico e padrões climáticos até o transporte, distribuição e armazenamento de poluentes e nutrientes em toda a paisagem terrestre.

“Os lagos estão mudando, em um mundo em mudança”, diz Bernhard Lehner, autor do estudo e professor do Departamento de Geografia da McGill. “Alguns estão desaparecendo, pois há menos água para mantê-los cheios, outros são criados ou crescem em regiões onde há mais chuvas. Portanto, precisamos de um bom inventário sobre o estado atual dos lagos para entender e monitorar mudanças e, principalmente, os efeitos que isso pode ter para o nosso ambiente global “, completa.

Veja vídeo em inglês sobre o projeto:

Lacunas para preencher
Embora muitas regiões tenham lagos medidos e monitorados, ainda falta preencher lacunas importantes nos dados globais. Isso porque a área superficial ou o comprimento da costa de um lago pode ser medido diretamente em mapas ou imagens de satélite, mas é muito mais difícil e demorado estimar a quantidade de água armazenada debaixo da superfície de cada lago.

Com o estudo da Universidade de McGill, por exemplo, os pesquisadores conseguiram comprovar que os lagos de regiões montanhosas tende a ser mais profundos. Por isso, usaram modelos de computador para estender esses cálculos para todos os lagos não medidos na Terra. Com base nesse banco de dados, eles calcularam o volume de água armazenada em mais de 1,4 milhão de lagos de mais de 10 hectares, ou cerca de 14 campos de futebol. No total: são mais de 180 mil quilômetros cúbicos de água.

Os pesquisadores concluíram também que há mais de sete milhões de quilômetros de costas de lago em todo o planeta Terra, o que equivale a cerca de 10 vezes a distância de ida e volta da Lua. “Quando você pensa em todos os processos que ocorrem na interconexão de lagos e suas paisagens, seja no fornecimento de habitat para espécies aquáticas ou anfíbias, seja nas contribuições para emissões de gases estufa, isso tudo revela a importância de lagos em ecossistemas da Terra”, observa Mathis Messager, também autor do estudo.

lagos (1)Canadá, atual campeão do mundo
Os pesquisadores lembram que os lagos estão em constante formação, sendo preenchidos em longos processos naturais que contam com escala de tempo geológica. Desta forma, a distribuição de lagos na terra apresentada no estudo representa uma foto instantânea de um padrão constante de mudança.

De acordo com os dados atuais, os 10 maiores lagos do mundo contêm cerca de 85% da água do lago da Terra. Os 15% restantes são representados por 1,4 milhão de lagos espalhados pelo mundo – a maioria deles no Canadá.

Isso mesmo, com mais de 900 mil lagos (num total de 10 hectares), o Canadá responde por 62% dos lagos do mundo todo. O número, no entanto, não espantou os pesquisadores, ele está relacionado ao legado de derretimento de geleiras e sua subsequente fusão no final do último período glacial, há cerca de 10 mil anos.

Com tantas informações novas, a ideia da equipe de pesquisadores é fazer com que o banco de dados seja aberto para pesquisadores de todo o mundo.” Dizem frequentemente que sabemos mais sobre a superfície da Lua ou de Marte do que sobre o fundo do oceano”, diz Lehner. “Embora, em alguns aspectos, possa ser melhor ter lagoas estudadas do que o vasto oceano, há uma carência semelhante na compreensão do que exatamente está acontecendo debaixo dos lagos na Terra.”