Escolha uma Página

SÃO PAULO – A pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros – Aspectos gerais da política de saneamento básico, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa que pelo menos 3.444 municípios (61,8% do total) não contam com plano estruturado para atender seus munícipes. O número representa melhora de apenas 35,4% em relação à pesquisa anterior, feita sete anos antes, em 2011. Os dados foram divulgados na segunda metade de setembro.

A Lei Federal do Saneamento Básico (Lei n. 11.445, de 05.01.2007) define como direito constitucional o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais, drenagem e infraestrutura. Em 2010, o Artigo 23 do Decreto n. 7.217 estabeleceu que o “titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico”, bem como os aspectos que deveriam ser abrangidos por ela. Os municípios passam a ser responsáveis por desenhar e organizar a atuação local a partir de subsídios federais.

Mas o número constatado na pesquisa acende um alerta: o prazo limite para que os municípios brasileiros apresentem seus Planos Municipais de Saneamento Básico foi prorrogado pela quarta vez. A nova data foi delimitada em 31 de dezembro de 2019. Depois disso, os municípios não mais contarão com orçamento da União caso não apresentem seu planejamento.

Leia mais
Obrigatoriedade de Plano Municipal de saneamento é adiada mais uma vez
ESPECIAL: saneamento no Brasil
Raio-x dos avanços no setor de saneamento

O levantamento do IBGE foi apurado ao longo do ano de 2017 e serve para verificar o cumprimento da legislação. Uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, Vânia Pacheco, ressalta que a avaliação se concentrou na verificação dos instrumentos de gestão das políticas públicas a respeito do tema. O resultado, portanto, não significa que os municípios em defasagem não apresentem nenhum serviço de saneamento básico.

Prova disso é que a pesquisa do ano de 2008 – um ano após a Lei Federal entrar em vigor – já apontava que 100% dos municípios pesquisados possuíam algum tipo de serviço no setor, embora somente 55,16% apresentasse rede coletora de esgoto. Entre 2011, data da última pesquisa, e 2018, foi observada uma evolução consistente na direção da formulação do plano de saneamento exigido.

Gráfico do IBGE sobre Política Municipal de Saneamento Básico

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2011/2017

Saneamento básico e saúde pública

O estudo também investigou a ocorrência de endemias ou epidemias associadas ao saneamento básico nos últimos 12 meses anteriores à data da entrevista. Considera-se endêmica uma doença que existe constantemente em determinado lugar. Epidemia é uma doença que surge rapidamente e acomete grande número de pessoas.

A doença mais citada pelos municípios foi a dengue. Em 2017, 1.501 municípios reportaram ocorrência de endemias ou epidemias de dengue. Esta doença, assim como a zika e a chikungunya, cujos primeiros casos surgiram no Brasil em 2015 e 2014, respectivamente, são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada.

Diarreia e verminoses são males também bastante citados. Suas causas podem estar relacionados ao contato com água e alimentos contaminados. A oferta irregular de água, por exemplo, faz com que as pessoas tenham que estocá-la em reservatórios, os quais, muitas vezes, servem de local de reprodução dos mosquitos. O acúmulo de lixo decorrente da coleta irregular também favorece, por sua vez, o acúmulo das águas das chuvas, configurando fator de risco.

De acordo com o relatório, 23% dos municípios relataram endemia ou epidemia de diarreia e 17% afirmaram o mesmo a respeito de verminoses. A febre amarela também foi reportada pelas prefeituras entrevistadas. Seu vírus é transmitido pela picada de mosquitos infectados, como os dos gêneros Haemagogus e Sabethes. No ciclo urbano o homem é o principal hospedeiro, sendo o Aedes aegypti o mesmo vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya. Apenas 3% dos municípios relataram epidemia ou endemia de febre amarela, mas a dengue esteve presente em pelo menos 27% dos municípios brasileiros.