Escolha uma Página

SÃO PAULO – Quem circulou pela Marginal Pinheiros, em São Paulo, nesta semana provavelmente algo de inusitado flutuando nas águas do poluído rio Pinheiros. Dois imensos emojis infláveis de quatro metros por quatro metros em formato de cocô tomaram o curso de água na altura das pontes Estaiada e Eusébio Matoso em protesto do movimento #VoltaPinheiros. O objetivo da iniciativa é de conscientizar a população e as autoridades do descaso com o rio, que segue poluído depois de décadas de projetos frustrados e bilhões gastos em esforços para limpá-lo. Uma faixa convidando o governador Geraldo Alckmin a olhar para o rio também foi afixada na ponte Cidade Jardim.

Leia mais
Entrevista: “O paulistano não conhece o rio Pinheiros”, diz Stela Goldenstein; veja
Pesquisa: 68% dos paulistanos contribuiria com dinheiro para despoluir Tietê
Poluição da água mata 1,8 milhão de pessoas por ano, diz estudo

Os emojis infláveis de cocô são mais uma das ações do movimento #VoltaPinheiros, que, um mês atrás, enviou 50 kits para autoridades cobrando respostas sobre medidas para a limpeza do rio – cada kit continha uma almofada na forma do famoso emoji de cocô. O prefeito da cidade de São Paulo, João Doria, bem como o governador do Estado, Geraldo Alckmin, receberam os kits, além de órgãos como a Câmara Municipal de Vereadores, sedes de Prefeituras Regionais, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.) e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A iniciativa #VoltaPinheiros

Criado pelo publicitário Marcelo Reis, o #VoltaPinheiros tem como base a pergunta: “Que rio vamos deixar para nossos filhos?” Toda campanha pela conscientização dos cidadãos e das autoridades se articula a partir dessa pergunta. Hoje, o foco da iniciativa é conseguir 10 mil assinaturas para o abaixo-assinado “Vamos resgatar o Rio Pinheiros (SP)” – até 8 de março, 9.570 assinaturas já foram contabilizadas. Confira, abaixo, a “Carta-aberta a todos os Paulistanos” que, junto com um vídeo protagonizado por personalidades como Gabriela Duarte, Mariana Godoy e Simoninha, introduz o abaixo-assinado

Carta-aberta a todos os Paulistanos:
Qual foi a última vez que as pessoas, as empresas e o poder público se uniram em busca de uma grande melhoria para nossa comunidade sem qualquer interesse político, partidário ou financeiro? Difícil responder a essa pergunta sem questionar nossa inércia social e nosso frágil engajamento coletivo. No dia 5 de setembro de 2017, nosso pequeno grupo de sonhadores cidadãos brasileiros iniciou um movimento que busca atrair a atenção da sociedade para o maltratado Rio Pinheiros.

Todo dia, milhões de pessoas passam por ali, e esse ali está em todo lugar. São 25 quilômetros de descaso, sujeira e desrespeito. Nós até esquecemos que ali vivia um rio de verdade. Esse é o nosso rio? Podre, morto, imundo. É isso que os moradores de uma das maiores cidades do mundo chamam de rio? Não, nós não acreditamos nisso e pedimos o seu apoio.

O movimento #VoltaPinheiros tem um único objetivo: tirar o rio do esgoto do esquecimento, colocá-lo de volta no centro das atenções e convidar a sociedade civil a discutir seriamente o seu futuro. Impossível? Se ninguém fizer nada, sim. Por isso, o Movimento #VoltaPinheiros convida cada um dos paulistanos, de origem ou coração, a compartilhar esse movimento.

Vamos convidar os poderes públicos, as empresas que margeiam o rio, as empresas que não margeiam, mas sentem o seu cheiro, todos nós, cidadãos, a ajudar. Vamos mobilizar todo mundo. Vamos pedir a cobertura e o holofote dos veículos de comunicação. Vamos, juntos, resgatar o nosso rio. Sim, os problemas do Brasil são inúmeros, mas esse não deixa de ser um deles.

Para isso, precisamos nos sentar em volta da mesa e debater soluções viáveis, patrocínios e esforço político e ético consciente. Está na hora de dar o exemplo para o país inteiro de que a mudança é possível. E esse exemplo tem que vir das pessoas. Portanto, não fique indiferente. Afinal, que rio vamos deixar para os nossos filhos?

Hoje, o que pode parecer um simples abaixo-assinado se transformará em um grande movimento com a sua ajuda. Mas isso só vai acontecer pra valer se você compartilhar essa ideia. Participe do #VoltaPinheiros e seja parte da mudança que o nosso rio e a nossa cidade precisa.