Escolha uma Página

SÃO PAULO – Está aberta, até o dia 20 de março, a votação para escolher 10 filmes entre as 110 produções do festival “A Voz dos Cidadãos”, a serem premiados durante o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília de 18 de março a 23 de março. Todos os filmes podem ser vistos, na íntegra e gratuitamente, online – e a votação é aberta a todos. Os premiados levarão até US$ 500 oferecidos pelo Ministério do Meio Ambiente do governo da Coreia do Sul, país que foi sede da 7ª edição do fórum, em 2015.

Fique ligado, o Juntos Pela Água vai cobrir o Fórum Mundial da Água direto de Brasília!

Entre as 110 produções, há filmes de 26 países gravados nos mais variados formatos, inclusive exclusivamente com telefones celulares. Entre eles há 58 filmes brasileiros, 13 indianos, cinco franceses e quatro ingleses. E todos serão exibidos no início de cada uma das cerca de 300 sessões de debates do fórum. Segundo a Agência Brasília, ligada ao governo da cidade, que é um dos organizadores do evento, os filmes foram enviados por associações, escolas, organizações não governamentais (ONGs) e interessados de todo o mundo na questão da água.

“A água é um tema que, embora envolva muita gente, costuma ser pouco discutido. As produções enviadas tratam de aspectos educativos e de várias outras vertentes, como espiritualidade, sobrevivência e sustentabilidade”, disse Lupércio Ziroldo, presidente da comissão do Processo Cidadão do 8º Fórum Mundial da Água, à Agência Brasília.

Festival foi organizado pelo Filmambiente

O “Voz dos Cidadãos” foi organizado pelo Filmambiente – Festival Internacional do Audiovisual Ambiental -, que tem o objetivo de ampliar a visibilidade das questões ambientais, de forma a inseri-las no cotidiano de todas as pessoas. A primeira edição do Filmambiente ocorreu em novembro de 2011, no Rio de Janeiro, com 60 inscritos na disputa. O festival internacional busca apresentar filmes com visões diferenciadas e experiências de diversas partes do mundo sobre questões ambientais e de sustentabilidade para traçar um panorama do pensamento mundial.

Quer participar? Veja os filmes e vote online! Você tem até 20 de março e o prêmio será entregue em 23 de março.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA). O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997). A escolha de Brasília como sede da 8ª edição se deu em 26 de fevereiro de 2014, na reunião de governadores do Conselho Mundial da Água, na Coreia do Sul. Ele será o primeiro fórum no Hemisfério Sul.

Com Agência Brasília