Escolha uma Página

SÃO PAULO – Um novo software desenvolvido por pesquisadores brasileiros que usa inteligência artificial para regular a pressão da água em redes de distribuição será testado no sistema de captação de água dos rios que abastecem sete municípios da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Em piloto feito em menor escala, a adoção do software resultou em uma redução e controle de perdas por vazamento de 2%, aumentando a oferta de água para quem depende do mesmo manancial. A novidade, chamada “Leaf”, foi desenvolvida pela I.Systems, uma empresa apoiada pelo Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O “Leaf”, da I.Systems

As primeiras aplicações do Leaf foram na indústria, onde o sistema já é usado por 35 empresas distintas. Segundo a Agência Fapesp, na Coca-Cola Femsa em Jundiaí, a maior engarrafadora da marca na América Latina, a adoção do Leaf reduziu as perdas por variação de nível de líquido injetado em 31% enquanto as perdas por borbulhamento registraram queda de 42%. “O resultado foi uma economia de 500 mil litros de refrigerante e de 100 mil garrafas PET por ano”, diz material produzido pela Agência Fapesp.

Foi justamente uma reportagem sobre o caso da Coca-Cola que chamou a atenção do presidente da Prolagos, concessionária de água que atende a região onde estão esses sete municípios. Um primeiro contato foi feito e a parceria foi firmada, novamente, com apoio do PIPE/Fapesp.

Como o sistema funciona

“O controle de pressão da água em uma rede de distribuição é considerado um dos pontos operacionais mais importantes na distribuição de água”, disse Igor Santiago, presidente da I.Systems, à Agência Fapesp. “Enquanto uma pressão baixa pode não ser suficiente para transportar água para os pontos mais distantes e elevados de uma cidade, altas pressões aumentam as perdas por vazamento e podem gerar rompimento de tubulações”, afirma Santiago. É na automação desse controle que o Leaf funciona.

Leia mais
MG: Copasa terá metas para redução de perdas que vão influenciar tarifa
Projeto que automatiza detecção de perdas de água ganha prêmio
O que Santos pode ensinar ao Brasil sobre saneamento básico

Cruzando dados sobre o dia da semana (fim de semana, feriado, dia útil etc.), o horário (começo do dia, fim do dia, madrugada, horário comercial etc.), a temperatura na região, a época do ano (período de férias, fim do ano etc.), a previsão de chuva e outras informações, o sistema regula a abertura e o fechamento de válvulas pela cidade. Com isso, é possível reduzir a pressão em até 15% em horários em que a demanda é menor, derrubando, assim, o índice de perdas – já que menos pressão na rede significa menos perdas – sem afetar o atendimento da população.

Hoje, boa parte das válvulas ainda é regulada manualmente e, mesmo as que têm controle eletrônico, o fazem medindo a pressão só local em que está a válvula. Ou seja, não há um controle integrado de toda a rede de distribuição, apenas a gestão em diferentes pontos específicos. Com o Leaf e a automação do controle das válvulas, o sistema é pensado como um todo e os ganhos em eficiência são muitos.