Escolha uma Página

SÃO PAULO – Com o crescimento populacional e as mudanças climáticas impostas pelo aquecimento global, a pressão sobre a produção de alimentos para atender as demandas dos mais de sete bilhões de habitantes do planeta só deve aumentar. Simultaneamente, e por razões parecidas, a disponibilidade de recursos hídricos fundamentais à produção desses alimentos tem diminuído. Nesse sentido, a eficiência no uso da água com esse fim é objetivo prioritário – 70% da água doce do mundo era usada pela agricultura, segundo o Banco Mundial.

Leia mais
Irrigação variada “prescreve” volume de água e aumenta eficiência no campo
75% da água no Brasil é usada para irrigação, diz ANA
Estudo: agricultura usa mais águas residuais não tratadas do que se imaginava

E foi para divulgar boas ideias para o setor que o Banco Mundial realizou a feira “Innovate to Irrigate” (“Inovação para Irrigação”, em tradução livre), que reuniu empresas com inovações direta e indiretamente ligadas ao uso eficiente de água para produção de alimentos.

Confira três destaques da feira, que teve a apresentação de 19 ideias para o setor.

Kickstart International

A empresa, fundada por um americano e um indiano, cria tecnologias de irrigação eficientes, duráveis e baratas para atender ao pequeno agricultor africano. Hoje, segundo estimativas da Kickstart International, 20 milhões de pequenos agricultores africanos poderiam usar as tecnologias da empresa para reduzir demandas por água sem comprometer a produção de alimentos. Um dos principais projetos da empresa é uma bomba de água que funciona com energia solar, tem alta durabilidade e eficiência.

Upstream

A empresa norte-americana Upstream desenvolveu uma tecnologia que usa inteligência artificial para simplificar e baratear a produção de mapas detalhados de infraestrutura hídrica em diferentes regiões. O sistema cruza informações de pelo menos 12 satélites com precisão e velocidade antes obtidas apenas com times completos de engenheiros. Com isso, o produto final – um conjunto de mapas com detalhes sobre a disponibilidade de recursos hídricos e detalhamento topográfico – se torna acessível a pequenos agricultores.

Acclima

A Acclima criou um conjunto de sensores que mede a umidade do solo com precisão inédita, o que, por sua vez, permite o dimensionamento exato do regime de irrigação para diferentes zonas de um campo produtivo. Com os sensores “Time Domain Reflectometers” (TDR), o pequeno agricultor também consegue dimensionar melhor o uso de fertilizantes, o que aumenta a produtividade de seu campo sem sobrecarregar a infraestrutura hídrica da região.

Quer conhecer as outras 16 ideias? Leia artigo produzido pelo “The Water Blog”, do Banco Mundial, sobre o assunto (em inglês, gratuito)