Escolha uma Página

SÃO PAULO – O “II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade”, que terá como tema “Águas pela paz”, acontece em Brasília entre os dias 11 e 12 de janeiro. Nos dias 13 e 14, o evento continua virtualmente, com rica programação online. A entrada é franca e para participar, basta se inscrever no site oficial do seminário.

O “Águas pela paz” é um dos eventos preparatórios oficiais do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília entre os dias 18 e 23 de março de 2018, e busca fomentar o diálogo entre o fórum oficial e o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA 2018), que ocorrerá paralelamente ao FMA no ano que vem. O FAMA tem como tema “Água é direito, não mercadoria” e se opõe ao fórum oficial que, segundo os proponentes fo FAMA, tem como objetivo fazer avançar, nacional e internacionalmente, a agenda a privatização dos serviços de água e esgoto.

Leia mais
Fórum Alternativo Mundial da Água acontece paralelamente ao Fórum Mundial da Água em 2018
Acesso à água deve se tornar direito humano fundamental, diz Raquel Dodge
Programa de privatização do saneamento perde fôlego, mostra levantamento

Segundo comunicado do “Águas pela paz”, o evento pretende discutir “o compartilhamento da água entre povos e nações, abordando-a com uma visão ampliada e indo além da concepção usual que a reduz a mero recurso material”. Ainda de acordo com o descritivo do evento, “essa discussão será realizada em perspectiva internacional, intercultural, intergeracional, científica e espiritual, com base na solidariedade, no respeito aos valores e direitos humanos universais, à justiça social e à natureza.”

Sri Prem Baba e outros convidados
Nesse sentido estão confirmadas as presenças de Sri Prem Baba, líder espiritual e humanitário, idealizador do movimento global Awaken Love, que fará a palestra magna, um monge budista, um bispo da CNBB, um representante da fé islâmica e um da fé judaica, uma babalorisa e um representante dos povo indígenas. Membros do WWF, Unesco, do Water Diplomacy Consortium, além de acadêmicos e ONGs também estarão presentes.

Confira a programação do “Águas pela Paz” e leia a “Minuta Carta Águas pela Paz”, um documento que sintetiza os objetivos e motivos do “II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade”.