Escolha uma Página

SÃO PAULO – Fim de ano é tempo de listas! E essa é a lista dos vídeos produzidos e publicados pelo Juntos Pela Água em 2017 que foram mais vistos. Tem especial em Santos, animação com números e estatísticas sobre saneamento e entrevistas. Veja, comente e compartilhe!

1. O que é saneamento: Saneamento em números

O Juntos Pela Água mostra o saneamento em números comparando acesso à privada com acesso à telefonia celular e lembra que 750 milhões de pessoas não têm água potável. Essa animação faz parte do especial “O que é saneamento”.

2. O que é saneamento: Saneamento é solução

Investir em saneamento é garantia de retorno bilionário em setores importantes da economia. Confira o vídeo, que faz parte do especial “O que é saneamento”, do Juntos Pela Água.

3. Lei do Saneamento: quais as conquistas dos primeiros 10 anos e os desafios dos próximos 10?

Estela Neves, da UFRJ, e Guilherme Checco, do IDS, explicam quais foram as principais conquistas da Lei do Saneamento, que completa 10 anos em 2017. Eles também apontam os principais desafios para a próxima década. Confira!

4. Saneamento no Brasil: dados, desafios e responsabilidades

São muitas as fontes oficiais de números e estatísticas sobre saneamento no País. O CENSO e a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento), são apenas algumas dessas fontes. Confuso? Confira, no vídeo, um apanhado das informações mais relevantes. E leia o especial “Saneamento no Brasil”. (Fonte: SNIS, 2015)

5. Saneamento no Brasil: Santos é exemplo de saneamento com importantes desafios pela frente

Em 2017, Santos apareceu em quarto lugar no Ranking do Saneamento das 100 maiores cidades do País, elaborado pelo Instituto Trata Brasil. Como que a cidade conseguiu isso? E o que ainda precisa ser feito? Confira na matéria elaborada pelo Juntos Pela Água e entenda melhor os desafios da cidade e do saneamento no País no especial “Saneamento no Brasil”. (Agradecimentos: José Carriço, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, Acervo do Saneamento da Baixada Santista – SABESP, Nivio Antunes Gomes)

6. Aliança Pela Água lança estudos inéditos sobre governança da água e tarifa

Confira cobertura do Juntos Pela Água do lançamento e entrevistas com Estela Neves, da UFRJ, autora dos estudos de governança, Marussia Whately, da Aliança pela Água e Guilherme Checco, pesquisador do IDS. Leia a cobertura completa.

7. Entrevista: “O paulistano não conhece o rio Pinheiros”, diz Stela Goldenstein; veja

O Juntos Pela Água conversou com Stela Goldenstein, que foi diretora executiva da OSCIP “Águas Claras do Rio Pinheiros” de 2012 a 2017, sobre o livro “Rio Pinheiros e seu território: conhecer para transformar”, lançado no segundo semestre de 2017. A conversa aconteceu no Parque Villa Lobos, em São Paulo, cujo terreno foi aterrado com sedimentos dragados da calha do rio Pinheiros. Leia nota sobre o assunto e baixe o livro. (Agradecimento: Stela Goldenstein)

8. “Água de reúso e tratamento de esgoto em pequenos municípios são prioridades”, diz 2030 WRG em SP

O ano de 2017 marcou a chegada, ao Brasil, do 2030 WRG (Water Resources Group), vinculado ao IFC (International Finance Cooperation), do Banco Mundial. Com atuação em 11 países, o órgão terá sede em São Paulo e trabalhará, prioritariamente, questões ligadas ao reúso de água e ao tratamento de esgoto em pequenas cidades. Confira entrevista com Stela Goldenstein, representante do órgão em São Paulo e leia nota sobre o assunto.  (Agradecimentos: 2030 WRG, Stela Goldenstein)

9. Quais os impactos do aquecimento global sobre o saneamento de cidades como São Paulo?

A infraestrutura de saneamento de grandes cidades, como São Paulo, já sofre com as consequências do aumento da temperatura global. Confira as conversas do Juntos Pela Água sobre o tema com o meteorologista Tercio Ambrizzi e o engenheiro hídrico Antonio Eduardo Giansante. Esse conteúdo faz parte do especial “Saneamento e Mudanças Climáticas”, que une texto, foto, infográfico e vídeo para tratar do assunto.

10. Mudanças climáticas podem custar US$ 24 trilhões até 2100; veja impacto no saneamento

Eventos climáticos extremos – turbinados pelo aquecimento global – vão afetar a infraestrutura de saneamento das cidades; veja como na animação produzida pelo Juntos Pela Água. Esse conteúdo faz parte do especial “Saneamento e Mudanças Climáticas”, que une texto, foto, infográfico e vídeo para tratar do assunto.