Escolha uma Página

SÃO PAULO – A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) anunciou, durante a abertura do Congresso ABES Fenasan 2017, que termina esta sexta-feira em São Paulo, que a cidade de Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo, lidera o Ranking ABES de Universalização do Saneamento.

Foram avaliados 231 municípios – que, juntos, somam 100 milhões de pessoas – nos itens ​abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos. A avaliação resultou em um índice que permitiu classificar as cidades em três grupos: “Rumo à universalização”, “Compromisso com a universalização” e “Primeiros passos para a universalização”.

“Nossa intenção não mostrar quem está fazendo tudo errado”, disse Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES. “Sabemos dos desafios da universalização e queremos estimular o trabalho nesse sentido”.

Resultados

Apenas 6% das cidades pesquisadas, o que equivale a 14 municípios, atingiram a pontuação de enquadramento na categoria “Rumo à Universalização”. Outros 41 municípios (18%) conseguiram se enquadrar na categoria “Compromisso com a Universalização” e 176 (76%) ficaram na categoria “Primeiros Passos para a Universalização”. Atrás de Piracicaba, ficaram Araçatuba (SP), Araraquara (SP), Birigui (SP), Curitiba (PR), Franca (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Maringá (PR), Niterói (RJ), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP) e Votorantim (SP). Ou seja, das 14 cidades que se classificaram na categoria mais avançada, 11 estão no Estado de São Paulo, duas no Paraná e uma no Rio de Janeiro.

Confira a íntegra (em português, gratuito) dos resultados do “Ranking ABES da Universalização do Saneamento (2017)”.

Ranking ABES da Universalização do Saneamento