Escolha uma Página

SÃO PAULO – A estrela do pop Bruno Mars anunciou a doação de US$ 1 milhão, o que equivale a pouco mais de R$ 3,1 milhões, para a cidade de Flint, no estado do Michigan, nos Estados Unidos. Flint foi vítima de uma das mais graves crises causadas por água contaminada da história do país e Mars é mais uma das muitas celebridades que já doaram para a cidade. O rol inclui Cher, Pearl Jam, Madonna, Eminem, Puff Daddy e Erin Brockovich, entre outros. “Os desafios para a cidade de Flint vão permanecer por anos”, afirmou, Mars, em comunicado. “Como americanos, temos que nos unir para garantir que situações como essa jamais se repitam”, disse.

A contaminação da água de Flint

Em 2014, num esforço para reduzir despesas municipais, os administradores da cidade de Flint decidiram trocar o rio Detroit pelo rio Flint como fonte de recursos hídricos para consumo humano. Com a decisão, tomada às pressas e sem os testes e cuidados necessários, os moradores da cidade passaram a receber água com alta concentração de bactérias e contaminação por desinfetantes e chumbo. Não demorou para que um surto da chamada Doença dos Legionários, uma espécie de pneumonia causada pela bactéria legionella, se instalasse.

Leia mais
Mapa mostra contaminação química nos Grandes Lagos da América do Norte
Águas fósseis são menos imunes à poluição do que se imaginava
Indústrias do Rio de Janeiro terão de tratar e reutilizar água

Cerca de 100 pessoas contaminadas manifestaram os sintomas da doença e 12 contaminados morreram. Em junho de 2017, cinco administradores envolvidos na decisão que resultou nas mortes foram acusados, formalmente, de homicídio culposo – quando não há intenção de matar. “Cidadãos de Flint morreram em função de decisões tomadas por quem tinha o dever de zelar pela saúde e segurança das pessoas”, disse o procurador-geral do estado de Michigan, Bill Schuette. Mars doou o dinheiro para a “The Community Foundation of Greater Flint”, que tem centralizado parte das doações feitas às vítimas da contaminação na cidade.

Imagens da cidade de Flint, no Estado de Michigan, nos Estados Unidos: água contaminada teria causado a morte de 12 pessoas (Foto: Blueskiesfalling / Wikimedia)