Escolha uma Página

SÃO PAULO – Até esta sexta-feira (1), acontece em Estocolmo, capital da Suécia, a edição 2017 do World Water Week, um dos maiores eventos anuais dedicados à discussão de assuntos ligadas à água e à sustentabilidade. Neste ano, são esperados cerca de três mil participantes de 130 diferentes países representando governos, setor privado, organizações multilaterais e sociedade civil para discutir o tema “Água e lixo: reduzir e reusar”.

Organizado pelo Instituto Internacional de Águas de Estocolmo, o evento terá 200 sessões de 90 minutos distribuídas pelos seus cinco dias de duração. “A gestão eficiente e sustentável tanto da água quanto das águas residuais tem profundo impacto sobre todos os aspectos da vida humana”, disse Karolina Skog, ministra do Meio Ambiente da Suécia, na abertura do evento. “Crescimento econômico, desenvolvimento sustentável, planejamento urbano sustentável, economia circular e economia de energia tem vínculos diretos com a boa gestão da água”, afirmou.

Água e lixo: reduzir e reusar

Segundo os organizadores do evento, com o adensamento das cidades e a diminuição das fontes naturais de água limpa, o uso mais eficiente dos recursos hídricos disponíveis se torna cada vez mais importante. Essa eficiência passa tanto pelo reuso quando pela redução do consumo. “Esse World Water Week trata de um assunto que faz parte da vida de todos nós”, disse o diretor executivo do evento, Torgny Holmgren. “Para reduzir e reusar, mudanças drásticas terão de ser feitas, principalmente pelos grandes consumidores de água, como indústrias, geradores de energia e a agricultura”, afirmou Holmgren.

Leia mais
Evento preparatório para o Fórum Mundial da Água reúne 800 pessoas
Fórum Alternativo Mundial da Água acontece paralelamente ao Fórum Mundial da Água em 2018
Veja como foi o lançamento de estudos inéditos sobre governança da água

Ainda de acordo com Holmgren, mudar as percepções que temos do que é lixo também é parte fundamental dessa agenda. “Em vez de ser visto como um problema, podemos ver o lixo e as águas residuais como um importante ativo e até uma oportunidade de negócios”, disse. Como fazer avançar essa e outras agendas correlatas será o tema de muitas das mesas, seminários e discussões do evento.

Os outros eixos temáticos da World Water Week 2017

Entre os temas que serão abordados durante a semana estão “Água e Clima”, “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, “A água como elo entre os ODS e o Acordo de Paris”, “Água potável e saneamento”, “Segurança hídrica”, “Água e nutrição”, “Financiamento inovador e títulos verdes”, “Água e cooperação”, “Água e integridade”, “Tarifa e valor da água”, “Água e migração”, “Água e fé” e “Água e farmacêuticos”.

Confira mais detalhes do evento (em inglês) na página do World Water Week.

Veja como foi a edição 2016 do World Water Week na playlist de vídeos abaixo: