Escolha uma Página

SÃO PAULO – Começou hoje, em São Paulo, a sétima edição da Virada Sustentável. Com mais de 500 atividades programadas para acontecer em espaços como o parque Ibirapuera, o Unibes Cultural, os parques Mario Covas e Trianon e diferentes unidades do SESC-SP, o evento espera reunir cerca de um milhão de pessoas até seu encerramento, no domingo, 27 de agosto. Segundo a organização, o objetivo, com as atividades, é propor “uma visão ampla, positiva e inspiradora da sustentabilidade em temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde”.

Estão programados shows com estrelas como Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci e outros artistas, seminários de educação ambiental, oficinas de jogos infantis, feiras de troca, instalações artísticas, aulas de meditação, mostras, ocupações e aventuras, entre outras atividades. Todos os eventos foram idealizados em alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS foram estabelecidos com a meta de “determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, até 2030.”

Confira alguns dos destaques da Virada Sustentável 2017 em São Paulo ou veja a programação completa, com as mais de 500 atividades programadas pela cidade. Há, também, a opção de consultar a programação infantil da Virada Sustentável 2017 em São Paulo.

Prêmio Abraps Virada Sustentável

Hoje também será realizada a cerimônia de premiação do 2o Prêmio Abraps Virada Sustentável, a partir das 19h na Unibes Cultural. Serão homenageados os profissionais com a história de vida que melhor representa os ODS. Para o ODS 6, que trata das questões ligadas à “Água Potável e Saneamento”, a escolhida foi Marussia Whately, que já foi entrevistada pelo Juntos Pela Água por ocasião do lançamento de seu livro, “O século da escassez” e por ocasião do lançamento de três estudos inéditos, sendo dois sobre governança da água e um sobre tarifa.

Veja a lista completa de homenageados pelo 2 Prêmio Abraps Virada Sustentável .

Marussia Whately é arquiteta e urbanista com atuação na área de produção de conteúdo e mobilização social para proteção e uso sustentável da água. Coordenou o Programa Mananciais do Instituto Socioambiental entre 2003 e 2009. Integrou a equipe do Instituto Democracia e Sustentabilidade e coordenou a campanha #florestafazadiferenca, em 2009 e em 2011. É idealizadora da Aliança pela Água, rede com mais de 70 organizações da sociedade, criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo.