Escolha uma Página

SÃO PAULO – A cidade de São Paulo será a primeira do Brasil a ter o desenvolvimento sustentável como objetivo de aprendizagem no currículo de suas escolas de ensino fundamental a partir de 2018. Material didático e vídeos apropriados para professores e alunos foram produzidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Secretaria Municipal de Educação. “O currículo serve para a gente pensar que tipo de sociedade queremos para frente, que tipo de cidadão a gente quer preparar, para que ele possa intervir no mundo em que vive”, disse o secretário de Educação, Alexandre Schneider na ocasião do lançamento dos materiais, em meados de agosto.

Leia mais
20 países com melhor desenvolvimento sustentável
ONU prioriza água na mudança dos Objetivos do Milênio
2,4 bilhões de pessoas não tem acesso a saneamento apropriado, diz ONU

A educação faz parte dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 metas assumidas por 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) a serem cumpridas até 2030. “É um compromisso que o Brasil assumiu e é um bom guia para esse processo de formação”. Não é de hoje que os currículos sugerem a abordagem de temas ligados ao desenvolvimento sustentável. A diferença é que, a partir de 2018, no município de São Paulo, o ensino das noções associadas a esse assunto passam a ser obrigatórias aos 450 mil alunos da rede.

Vídeos estão disponíveis a todos

Inicialmente, a série de vídeos vai tratar de oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, “Saúde e Bem-estar”, “Educação de Qualidade” e “Água Potável e Saneamento”. Os filmes foram pensados para crianças e pré-adolescentes de 7 a 11 anos de idade, têm duração de até dois minutos e meio e tratam dos assuntos de maneira didática e próxima do universo dessa faixa etária.

 

 

“Nós percebemos que só existe uma maneira de contribuir para a transformação do mundo e é sempre pela ação. As ideias comovem, mas exemplos arrastam. São eles que efetivamente transformam. Nós nos encarregaremos de ajudar a difundir esse exemplo”, diz a representante interina da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto. A torcida é para que outros municípios também adotem a prática. (Com Agência Brasil)