Escolha uma Página

SÃO PAULO – O 8º Fórum Mundial da Água, em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e parceiros, anunciou que estão abertas, até 28 de agosto, as inscrições para uma chamada pública que pretende reunir boas práticas e experiências em água e saneamento na América Latina. Os conteúdos selecionados serão apresentados durante o Fórum, que acontece entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília. Com a iniciativa, o Fórum espera não só identificar, mas também divulgar casos de sucesso que podem ser adaptados e adotados em maior escala por outros países da região.

As propostas enviadas deverão explorar pelo menos um dos nove temas centrais do fórum: clima, pessoas, desenvolvimento, urbano, ecossistemas, financiamento, compartilhamento, capacitação e governança. As melhores experiências terão direito a um prêmio de US$ 1 mil – o equivalente a cerca de R$ 3,2 mil – e os finalistas serão convidados para participar do 8º Fórum Mundial da Água. Os vencedores serão divulgados no final de outubro, em data a ser definida.

Leia mais
Veja como participar da segunda rodada de discussões para o Fórum Mundial da Água
Fórum Alternativo Mundial da Água acontece paralelamente ao Fórum Mundial da Água em 2018
Evento preparatório para o Fórum Mundial da Água reúne 800 pessoas

Além do BID, a chamada pública é organizada pela Associação Nacional de Empresas de Água e Saneamento do México (Aneas), o Banco de Desenvolvimento do Caribe, o Instituto Interamericano para Cooperação na Agricultura (IICA), o Programa Hidrológico Internacional da Unesco e a Global Water Partneship da América Central.

Para se inscrever, acesse o site da convocatória (em espanhol).

Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no tema e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

O Fórum contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum acontece a cada três anos e é organizado pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil sediará, em 2018, a 8ª edição do Fórum, e o evento ocorrerá pela primeira vez no hemisfério sul. (Com informações do World Water Forum 8)