Escolha uma Página

SÃO PAULO – A estrela pop Beyoncé anunciou o programa “BEYGOOD4BURUNDI”, com o Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, para levar água limpa a 500 mil mulheres e crianças da República do Burundi, no continente Africano. Cerca de metade da população de 10,5 milhões de pessoas do país não tem acesso à água segura para consumo. A falta afeta mais mulheres, crianças e, em especial, meninas, provoca desnutrição e aumenta a incidência de doenças. “Quando você dá água limpa e segura, você não apenas dá vida, você dá saúde, uma educação melhor e um futuro melhor”, disse Beyoncé, em comunicado durante o anúncio da iniciativa.

Beyoncé já vendeu mais de 100 milhões de discos em carreira solo e outros 60 milhões como integrante do grupo Destiny’s Child, do qual fez parte até 2006. Nesse sentido, ter Beyoncé associada ao projeto não só garante patrocínio, mas, fundamentalmente, visibilidade à causa da água. Em especial, ao impacto que a ausência da água tem na vida de mulheres e meninas. Em locais onde o acesso ao recurso é limitado, frequentemente cabe a elas buscar o líquido em poços e fontes distantes de casa.

Leia mais
África: saneamento aumentaria chances de estudo e trabalho para mulheres e meninas
Mulheres sofrem mais com falta de acesso à água, diz Unicef
Subnotificação de problemas de saneamento atrapalha cumprimento de metas

No Burundi, 2,2 milhões de pessoas gastam cerca de 30 minutos todos os dias para conseguir água limpa já que só 16% tem acesso a saneamento básico. As distâncias percorridas atrás de água no país são de cerca de oito quilômetros.

O projeto BEYGOOD4BURUNDI

Segundo a Organização das Nações Unidas, a primeira fase da parceria inclui a “construção de novos poços equipados com bombas manuais, educação em higiene e melhoria de instalações de água e saneamento nas escolas em quatro regiões prioritárias”. As chamadas “regiões prioritárias” são comunidades rurais onde mais de 65% da população usa fontes de água inseguras, crianças cronicamente desnutridas e famílias têm que caminhar longas distâncias para os pontos de recolha de água e as taxas de acesso à água são baixas.

Segundo, Caryl M. Stern, representante do Unicef nos Estados Unidos, a crise global de água é um dos maiores desafios dos tempos atuais, e as crianças do Burundi estão entre as mais vulneráveis. Ainda de acordo com Stern, a parceria entre Unicef e Beyoncé é única porque combina a experiência do Unicef em fornecer água potável a crianças com o poder e a influência do mundo do entretenimento para provocar mudanças sociais.

Conheça mais da iniciativa (em inglês), visitando o site oficial da iniciativa BEYGOOD4BURUNDI. O canal também permite a doação de recursos para o projeto.