Escolha uma Página

SÃO PAULO – Um estudo comissionado pela PMA2020 (Performance Monitoring and Accountability 2020), com apoio da “Bill and Melinda Gates Foundation” e do “Johns Hopkins Water Institute”, revelou o impacto da subnotificação de práticas sanitárias de alto risco na Ásia e África. Por práticas sanitárias de alto risco, entende-se defecação a céu aberto e o consumo de fontes de água não melhoradas – desprotegidas de agentes de contaminação -, dois problemas graves e duramente combatidos por praticamente todos os programas de saneamento e segurança hídrica.

Segundo o levantamento da PMA2020, conduzido com 254 mil entrevistados em nove regiões da Ásia e África, foram identificadas instâncias suficientes desses comportamentos para estabelecer que não vinham sendo contabilizadas pelo menos 25 milhões de pessoas que consomem fontes não melhoradas de água e 50 milhões de pessoas praticam defecação a céu aberto. “Indicadores são usados para captar investimentos e estabelecer metas de políticas públicas”, diz o estudo. “Problemas nesses indicadores precisam ser resolvidos para que as vidas melhorem nas casas das pessoas, e não só nos relatórios”, afirma o documento.

Impactos

Iniciativas como as dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se complementam, são algumas das mais poderosas ferramentas para definir prioridades nas políticas de água e saneamento dos países signatários. Mas elas dependem de indicadores confiáveis para funcionar. São os indicadores, por exemplo, que darão subsídios aos políticos na hora de criar legislação que estimule a expansão do saneamento em uma região específica para atender a uma das metas colocadas pelos ODM ou os ODS. São os indicadores, também, que mostrarão se a legislação teve algum efeito e se o país pode considerar atendido um dado objetivo. Nesse sentido, a boa política de água depende de bons indicadores.

Confira a íntegra do estudo “Underreporting of high-risk water and sanitation practices undermines progress on global targets” (em inglês, gratuito).