Escolha uma Página

SÃO PAULO – Na última segunda-feira (6) foi lançado, oficialmente, o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), a ser realizado paralelamente ao Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília em março de 2018. Com o lema “Água é direito, não mercadoria”, os idealizadores do fórum alternativo se reuniram na região central de São Paulo para apresentar seu Manifesto de Objetivos, ler o “Chamamento aos Povos”, que convoca participantes, listar as entidades que compõem a iniciativa, e lançar a fanpage do projeto no Facebook.

“[Em 2018,] queremos reunir cinco mil pessoas da cidade e do campo para reafirmar a nossa posição de defesa da água como direito, e não como mercadoria, como ela vem sendo tratada pelas grandes corporações”, disse Edson Aparecido, da coordenação nacional do FAMA, em entrevista à rede TVT, de São Paulo. Na sexta-feira, a iniciativa será apresentada na Universidade de Brasília.

Leia mais
“Evento preparatório para o Fórum Mundial da Água reúne 800 pessoas”
Participe da escolha dos temas para o Fórum Mundial de Água 2018
Integração é fundamental para a gestão de recursos hídricos, aponta painel

Durante o evento de segunda-feira, Neudicleia Neres, do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), leu o “Chamamento aos Povos”, que pode ser conferido, na íntegra, por meio de link no final desta matéria. Os nove objetivos do FAMA também foram arrolados. A partir de agora, os membros do fórum se organizam para realizar debates, seminários, grupos de discussão e outras atividades pelo Brasil e pelo mundo até março de 2018, quando um grande evento organizado pela iniciativa acontecerá paralelamente ao Fórum Mundial da Água. A ideia é realizar um encontro em defesa da água, do saneamento e da soberania nacional das reservas estratégicas do País.

Entre os órgãos que já se integraram, formalmente, à iniciativa estão a FNU (Federação Nacional dos Urbanitários), a ISP (Internacional Serviços Públicos), a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) o MNPR (Movimento Nacional da População em Situação de Rua), a FUP (Federação Única dos Petroleiros), a Rede Mulher e Mídia, a ISEE (Sociedade Internacional de Epidemiologia Ambiental) e a CMP (Central de Movimentos Populares).

Confira o Chamamento aos povos para o Fórum Alternativo Mundial da Água e os Objetivos do Fórum Alternativo Mundial da Água na íntegra. Veja, abaixo, a coletiva de imprensa de lançamento do evento em São Paulo.