Escolha uma Página

SÃO PAULO – Sem integração entre sociedade civil, governos e iniciativa privada, fazer uma gestão eficiente dos recursos hídricos no cenário de escassez que se apresenta atualmente pode se tornar uma missão impossível. Em esforço para encontrar os caminhos para essa integração, foi realizado o Fórum Água de Engajamento Empresarial, uma iniciativa do Grupo Focal de Sustentabilidade do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em março de 2018.

O Fórum Água de Engajamento Empresarial reuniu 110 pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, na semana passada, durante a 2ª Reunião de Consulta às Partes Interessadas do 8º Fórum Mundial da Água. A iniciativa teve realização do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e patrocínio da Braskem e da Coca-Cola.

“Sabemos que grande parte do desafio [da gestão eficiente dos recursos hídricos] se encontra não necessariamente no campo do desenvolvimento de tecnologias, mas sim no campo da comunicação, do compartilhamento e da capacitação”, afirmou ao CEBDS Marina Grossi, líder do Grupo Focal de Sustentabilidade. “Por isso, realizamos este evento para aproximar o setor empresarial e, ao mesmo tempo, engajá-lo no 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em 2018 no Brasil. Este são espaços ideais para se discutir como ampliar o potencial dessas soluções”, disse.

Leia mais
Plano de recursos hídricos estabelece metas até 2020
10 vídeos sobre saneamento que você não pode perder
Por que é importante discutir a tarifa de água?

O evento se dividiu em três painéis. O primeiro, sobre segurança hídrica, discutiu riscos e acesso à água e os impactos das mudanças climáticas na distribuição do recurso. O segundo abordou a alocação e a oferta de recursos hídricos e teve, como eixos temáticos, cenários e projeções nesse sentido, o papel da economia circular e a água nas cidades. O terceiro e último painel se concentrou no desenvolvimento e discutiu a água na agricultura e na indústria.

“Dada a escala dos desafios hídricos o setor empresarial precisa se engajar no sentido de considerar práticas sustentáveis no uso da água tais como, reciclagem, reúso, aumento da eficiência do uso da água nos seus processos produtivos”, disse o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, também ao CEBDS.

Confira a cobertura completa dos três painéis na página do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.