Escolha uma Página

SÃO PAULO – O hábito de beber água de uma garrafinha plástica pode estar com os dias contados. Depois de dois anos de desenvolvimento, a startup inglesa Skipping Rocks Lab anunciou, em abril, uma última rodada de financiamento coletivo para lançar o Ooho!, uma esfera de água comestível que armazena entre 50 mL e 150 mL do líquido. A novidade não tem gosto e é produzida com extrato de alga e cloreto de cálcio, ambas substâncias biodegradáveis e de impacto mínimo ao meio ambiente. Se o comprador do produto não quiser comer o recipiente, ele pode descartá-lo como qualquer material orgânico e até separá-lo para compostagem. Segundo o fabricante, em menos de um mês, o material será reabsorvido pelo meio ambiente

Leia mais
Sistema na Alemanha troca garrafas recicláveis por dinheiro
4 aplicativos para lembrar de beber água na secura do inverno

A iniciativa foi comemorada não só por quem gosta de uma curiosidade, mas também por quem se preocupa com o meio ambiente. O descarte inapropriado de plásticos como o que é usado em garrafas de água é um problema em escala global. Até 2050, por exemplo, estima-se que haverá mais plástico do que peixes nos oceanos, segundo levantamento da Fundação Ellen MacArthur, com sede na Inglaterra.

Ainda de acordo com números da instituição, mundialmente, 311 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos e só 5% é reciclada apropriadamente, enquanto 40% acaba em aterros sanitários e pouco mais de 30% termina em ecossistemas frágeis, como os oceanos. No Brasil, o índice de reciclagem do material mais usado em garrafas plásticas, o PET, chega a 51%, segundo os dados mais recentes do Censo da Reciclagem do PET, lançado anualmente pela Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET). Mas não há razões para comemorar.

O problema do descarte do plástico é tão grave em, em março de 2017, a ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou a campanha “Clean Seas”, que tem forçado governos e empresas a repensarem seus hábitos de uso de plásticos com dados e estatísticas. A campanha também criou pequenos compromissos que qualquer um pode assumir no sentido de mudar hábitos individuais e diminuir o tamanho do problema. “Hoje, 51 trilhões de micropartículas de plásticos poluem os oceanos – 500 vezes mais do que o número de estrelas na nossa galáxia”, alerta o documento de lançamento da iniciativa. Considerando o tamanho do desafio, qualquer esforço ajuda – e o lançamento da Ooho! parece ser um passo na direção certa.