Escolha uma Página

SÃO PAULO – A expressão “o vento mudou”, mais do que nunca, está fazendo todo o sentido em uma parte da Ásia. As monções, ventos sazonais que atingem Índia, China e outros países asiático e provocam fortes chuvas e longas secas durante diferentes períodos do ano, já não são mais as mesmas.

Recentemente, uma equipe de cientistas da China, Coreia do Sul e Rússia concluiu que houve uma mudança abrupta entre 1998/99, com uma diminuição de 16% da chuva das monções . Eles pesquisaram sobre as chuvas de verão em uma região conhecida como planalto interior asiático – localizado no leste da Ásia é a área onde as monções atuam e inclui principalmente Mongólia e parte do norte da China.

Leia mais: Urbanização crescente e mudanças climáticas potencializam risco de inundações

Como tudo está ligado, uma vez que a precipitação tem um papel crucial nas condições de seca, esta diminuição abrupta das chuvas influenciou significativamente a situação de seca sobre a região. A variabilidade climática na região é tão complexa que pode ter impactos profundos nas atividades econômicas e sociais dessa região tão populosa do mundo.

Tudo mudado pelas monções
Outro estudo publicado recentemente fez uma das mais abrangentes análises sobre as tendências dos padrões climáticos na China até hoje. Com ele, foi possível identificar que a frequência de eventos como tempestades, chuvas de granizo e também intensidade do vento diminuiu em quase 50% na média em toda a China desde 1960.

A equipe descobriu que a diminuição da força das monções de verão no leste asiático está fortemente ligada com a diminuição do tempo severo durante o mesmo período.

“Acreditamos que as mudanças na intensidade das monções estão afetando o clima na região, mas não podemos dizer que isso é causa exclusiva das monções”, disse Fuqing Zhang, diretor do Centro de Técnicas Avançadas de Assimilação de Dados e Previsibilidade da Universidade Penn State. “Elas são um dos principais fatores que levam ao mau tempo, porque afeta os principais fatores para que haja clima severo”.

Embora a diminuição do tempo severo possa parecer benéfica, nem sempre se trata de uma mudança positiva.

“Há muitos ciclos naturais que dependem do tempo severo e da precipitação que ele traz”, disse Qinghong Zhang, professor de ciências atmosféricas e oceânicas, Universidade de Pequim, principal autor do estudo, que conduziu essa pesquisa durante o período sabático em Penn State. “Uma diminuição das tempestades poderia levar a um aumento das secas. Além disso, alguns teorizam que enquanto a frequência de tempo severo diminui, sua intensidade poderia aumentar potencialmente. Não podemos dizer se isso é verdade ainda, mas é algo que vamos analisar em o futuro”.

As monções são um fenômeno climático que se repete todos os anos, trazendo ar quente e úmido do sul para a China no verão e ar mais frio do norte para a China no inverno.