Escolha uma Página

SÃO PAULO – As secas afetam diretamente  as árvores, devastando florestas e  resultando em mais seca ainda. Isso já é sabido, mas ainda faltava identificar o motivo de algumas árvores resistirem à seca, ou ainda como prever onde as árvores estão mais propensas a morrer em secas futuras. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Daves, desvendaram esses mistérios e conseguiram identificaram padrões em florestas durante as secas.

A partir de dados de clima e pesquisas de mortalidade de árvore realizadas pelo serviço florestal dos Estados Unidos durante quatro anos (2012-2015) de seca extrema na Califórnia, os cientistas concluíram que, basicamente, tudo vai depender do solo.  A pesquisa mostrou ainda que os efeitos da seca em florestas podem levar anos para aparecer, indicando que os impactos podem perdurar mesmo depois de a seca acabar.

Leia mais: 
Em três anos, seca no Nordeste causa prejuízo de R$ 103,5 bilhões
Imagens de satélite mostram efeitos da seca no abastecimento de água da Califórnia
Qual a relação entre árvore e água?

Competição por um pouco de água
O conceito é simples: árvores em florestas densas são como vários canudos competindo no mesmo copo de água. Em condições de clima úmido, essa concorrência nem é notada. Mas quando está seco, poucas árvores são capazes de saciar a demanda por água, criando assim um palco para a mortalidade em massa.

“O estudo sugere a gestores florestais que eles devem focar a atenção nas áreas mais densas da floresta e onde o solo é mais seco. Assim, eles poderão reduzir a vulnerabilidade de toda a florestas”, disse disse Derek Young, coautor do estudo publicado no periódico científico Ecology Letters.

Young explica que quando uma região é atingida por uma seca, árvores que crescem em áreas que já estão secas são mais suscetíveis. O estudo comprovou ainda que as árvores de florestas mais secas e mais densas têm maior risco de morrer em uma seca extrema.