Escolha uma Página

SÃO PAULO – Agricultura, indústria e as pessoas em geral estão mudando o modo como usam a água nos Estados Unidos. Para comprovar as alterações nesses padrões, o US Geological Survey analisou dados que mostram o uso de água doce por Estado a cada cinco anos, de 1950 a 2010.  As estimativas estão divididas de cinco em cinco anos e também por categorias, incluindo fornecimento público, irrigação indústria e energia termoelétrica.

O estudo mostra não só diferenças no padrão de consumo com o passar dos anos, como também o quanto cada parte do país usa a água de modo diferente. As retiradas de água para geração de energia termoelétrica, por exemplo, são mais proeminentes na metade leste do país, enquanto o uso da água para irrigação é predominante no oeste.

Leia também: 
Plataforma online auxilia empresas com a redução do consumo de água
Da autoleitura ao hidrômetro inteligente: como o consumo de água será medido no futuro

As tendências dentro de cada categoria também apresentam mudanças muito perceptíveis. O consumo de água associado ao abastecimento público aumentou de forma constante de 1950 para 2005, depois diminuiu um pouco em 2010, apesar do aumento da população.

mapa uso de água

Veja o estudo How much water do we use?

O uso industrial caiu de aproximadamente 39.000 milhões de galões por dia em 1970 e 1980 para aproximadamente 17.000 milhões de galões por dia em 2010, o valor mais baixo visto nos dados do USGS para esta categoria. A diminuição do consumo de água industrial reflete maior eficiência nos processos industriais e regulamentações que enfatizam a reutilização e reciclagem de água, bem como as condições econômicas.

Em nota, o USGS afirma que compreender como o uso de água muda dentro de uma sociedade é essencial para planejar futuras demandas. “O gerenciamento de recursos hídricos do país e o planejamento de suas necessidades futuras requerem uma compreensão completa da quantidade, fonte, momento e finalidade do uso da água”, disse Ryan Mueller, Diretor Executivo do Conselho Interestadual sobre Política da Água. “O USGS reconhece essa necessidade fundamental e lançou a Iniciativa de Pesquisa e Dados de Uso da Água (WUDR), com o objetivo de melhorar a exatidão, integridade e compartilhamento dos dados sobre o uso da água, ajudando os Estados a cumprir suas prioridades na área”.