Escolha uma Página

 

SÃO PAULO – Pequenas e médias empresas contam agora com um recurso gratuito para aumentar a eficiência hídrica de seus negócios. É o Sistema de Autoavaliação e Eficiência Hídrica (SAVEh), plataforma online que monta plano de ação para a melhoria do uso de água.

A plataforma foi baseada na experiência da Ambev, que conseguiu reduziu em 40% as perdas de água nos últimos 13 anos, e também segue as diretrizes CEO Water Mandate do Pacto Global da ONU, iniciativa público-privada que mobiliza líderes empresariais na questão da gestão hídrica.

Leia mais: 
Da autoleitura ao hidrômetro inteligente: como o consumo de água será medido no futuro
Brasil é o quarto País com mais signatários do Pacto Global das Nações Unidas

Qualquer empresa pode usar o sistema, mesmo que o foco do projeto seja direcionado para aquelas que têm a água como parte do processo de produção. Após se cadastrar no sistema, o empresário deve responder 40 perguntas e, com base nas respostas, recebe um plano de ação adaptado à realidade de cada empresa, com tarefas e orientações para a redução do consumo de água.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, 6,5 bilhões de metros cúbicos de água foram desperdiçados em 2013 nos sistemas de distribuição urbanos em todo o país, representando uma perda de R$ 80 bilhões. Esse volume hídrico daria para abastecer 12 milhões de pessoas.