Escolha uma Página

SÃO PAULO – No quarto episódio da série Conversa Juntos Pela Água, Fernando Santos-Reis, o fundador e presidente por nove anos da Odebrecht Ambiental, explica por que é importante ter total consciência de quanto custa os serviços de água e esgoto no Brasil.

O tema foi discutido com Marussia Whately, ativista e uma das idealizadoras da organização Aliança pela Água, durante um encontro especial em São Paulo (SP).

Veja também: Episódio 1: Segurança Hídrica
                       Episódio 2: Gestão da Água
                       Episódio 3: Saneamento Básico

“O que gera cultura nas pessoas é o ‘quanto é que vale’”, diz Fernando Santos-Reis.

Segundo o engenheiro, seria mais fácil para o consumidor compreender o valor da água se houvesse mais detalhes na conta no fim do mês, como o preço do direito da capitação da água, do serviço e do investimento em infraestrutura para tornar o abastecimento possível.

Ele ainda conta uma história interessante de quando foi questionado se água era um bem econômico e social e respondeu sem hesitar: “social”.

Entenda essa e outras questões agora:

MARUSSIA WHATELY

Arquiteta e urbanista, ativista e uma das idealizadoras da Aliança pela Água. Integra o quadro de sócios do Instituto Socioambiental. Recentemente, publicou o livro “O Século da Escassez – Uma nova cultura de cuidado com a água: impasses e desafios”, pela editora Claro Enigma.

FERNANDO SANTOS-REIS

É engenheiro civil com mestrado em administração de empresas (MBA) com mais de 30 anos de carreira. Foi fundador e diretor-presidente da Odebrecht Ambiental por nove anos.