Escolha uma Página

SÃO PAULO – O que você faria para proteger sua casa na praia? Os moradores da costa de Nova Jersey, nos Estados Unidos, encontram uma solução curiosa e estão erguendo suas residências a uma altura de um andar inteiro para garantir segurança contra enchentes causadas por furacões e fortes tempestades.

O movimento de house lifting (elevação de casas) começou em 2012, poucos meses após o furacão Sandy danificar 346 mil casas no país. Essa medida permite não só que as casas sofram menos danos, mas também sejam qualificadas para um seguro contra enchentes mais barato. Assim, no caso de um desastre natural, a reconstrução ficaria financeiramente viável.

O governo do estado regulamentou a prática e incentiva os proprietários a levantarem suas casas em até 3 metros. Um novo mercado foi gerado e hoje já é possível contratar os house lifters (levantadores de casa, em tradução livre), que não cobram pouco pelo serviço. O custo da obra pode chegar a chegar a US$ 150 mil.

House lifting já gerou uma nova categoria de serviços na costa americana (Foto: Ira Wagner/House Raising)

House lifting já gerou uma nova categoria de serviços na costa americana (Foto: Ira Wagner/House Raising)

É necessário um sistema hidráulico unificado para erguer a casa lentamente, polegada por polegada. Para isso, são colocadas estacas de madeira temporárias, até que a fundação de concreto seja finalmente construída. A estrutura chega ser comparada com o jogo Jenga, cujo objetivo é manter uma torre de madeira equilibrada.

House Raising

O fato da construção parecer um tanto precária chamou a atenção de algumas pessoas. Foi o caso do fotógrafo Ira Wagner, que percorreu quilômetros da costa americana registrando o processo. Para ele, o esforço parece não valer a pena por conta dos riscos. “As pessoas querem ficar próximas do mar, mas ainda que o mar seja belo, é um ambiente perigoso. As fotos deram a origem a série House Raising e algumas podem ser vistas em seu site.