Escolha uma Página

SÃO PAULO – Para quem escreve roteiros de filmes e séries, o cenário apocalíptico de um mundo em crise grave por causa da água é um prato cheio. A ficção leva a atual escassez de água que diversos países sofrem para as telas, imaginando qual seria a situação da humanidade num futuro não distante assim.

Confira algumas produções selecionadas pelo Juntos pela Água:

1 – Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Max Max: Estrada da Fúria não venceu em seis categorias do Oscar de 2016 só por causa de suas cenas de ação bem efeitas. A história se passa num cenário apocalíptico em que a raça humana quase foi extinta por causa de guerras nucleares. Água é um recurso tão raro que só os mais fortes e poderosos têm acesso, como o vilão Immortan Joe. “Nunca, meus amigos, fiquem viciados em água. Vocês sentirão muito a sua falta”, diz em uma cena. Apesar de ser um filme recente, Mad Max foi um trilogia estrelada por Mel Gibson nos anos 80.

Diretor: George Miller
Elenco: Tom Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult, Hugh Keays-Byrne
Distribuição: Warner Bros.

2 – Acquaria (2003)
Acquaria

(Foto: Divulgação)

“Desperdiçou”, nome de uma música de Sandy e Junior, quase poderia servir como subtítulo do filme estrelado pelos irmãos. Acquaria mostra a terra tomada por regiões áridas, onde a água é tão escassa que as pessoas tomam banho no vapor. A chance do planeta se transformar em um deserto é rara, mas pode acontecer. Sem água, toda a vegetação morreria, sem contar os animais.

Diretor: Flávia Moraes
Elenco: Sandy Leah, Junior Lima, Emílio Orciollo Neto, Igor Rudolf, Júlia Lemmertz
Distribuição: 20th Century Fox

3 – O Livro do Eli (2010)
O Livro de Eli

(Foto: Reprodução)

Num mundo devastado pela guerra, as pessoas tentam sobreviver da forma que conseguem. Quem tem mais influência, é claro, controla tudo – até a água. Eli (Denzel Washington) possui um dos poucos exemplares restantes da Bílbia, que se tornou um objeto importante para manter os poderosos no controle.

Diretor: Albert e Allen Hughes
Elenco: Denzel Washington, Mila Kunis, Gary Oldman
Distribuição: Columbia Pictures

4 – Rango (2011)
Rango

(Foto: Reprodução)

Indicado ao Oscar de Melhor Animação, Rango conta a história de um camaleão que vira xerife por acaso numa cidade à la Velho Oeste. Ainda que não mergulhe tanto na questão da água, deixa bem claro que os personagens precisam muito dela – tanto que é o bem mais precioso da vila. Quando o galão com toda a água é roubado, cabe a Rango (Johnny Deep) salvar a população da falta de água.

Diretor: Gore Verbinski
Elenco: Johnny Depp, Isla Fisher, Abigail Breslin, Alfred Molina
Distribuição: Paramount Pictures

5 – The Walking Dead (2010-presente)
The Walking Dead

Foto: (Gene Page/AMC/Divulgação)

Uma das séries mais populares dos últimos anos, The Walking Dead mostra o mundo depois que uma apocalipse zumbi tomou conta da Terra. A busca por água é uma constante em quase todas as temporadas. No 10º episódio da quinta temporada, a situação fica ainda mais crítica: os personagens começam a ficar desidratados porque simplesmente não encontram mais água potável.

Criadores: Frank Darabont e Robert Kirkman
Elenco: Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn
Canal: FOX Brasil

6 – Waterworld: O Segredo das Águas (1995)
Waterworld

(Foto: Divulgação)

Na verdade, o que mais tem em Waterworld é água. O único problema é que ela não é própria para consumo, o que faz da água potável um tesouro inestimável. Os oceanos cobriram a Terra depois que as calotas polares foram derretidas. Sem tecnologia nenhuma para tratar a água, o personagem de Kevin Costner bebe água reciclada da própria urina. Dá pra imaginar?

Diretor: Kevin Reynolds
Elenco: Kevin Costner, Jeanne Tripplehorn, Tina Majorino
Distribuição: Universal Pictures

7  – 007: Quantum of Solace (2008)
007: Quantum of Solace

(Foto: Divulgação)

O agente secreto mais famoso de todos os tempos fica na cola de um vilão que, “segundo fontes confiáveis”, estaria atrás de petróleo. Não demora para que James Bond (Daniel Craig) descubra que o cara queria mesmo era dar um golpe na Bolívia para assumir o controle das reservas de água do país. Conflitos políticos por água já acontecem nos dias de hoje, como é o caso de alguns países na Ásia Central.

Diretor: Marc Forster
Elenco: Daniel Craig, Olga Kurylenko, Judi Dench, Giancarlo Giannini
Distribuição: Columbia Pictures

8 – A Lei da Água (2015)
A Lei da Água

(Foto: Reprodução)

A Lei da Água é um documentário nacional que faz uma ligação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica no Brasil. Ressalta sobre a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos por meio de 37 entrevistas com ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Está disponível gratuitamente no YouTube.

Diretor: André D’Elia
Distribuição: O2 Play

9 – Under The Dome (2013-2015)
Under the Dome

(Foto: Divulgação)

Baseado na obra de Stephen King, a série conta história de uma cidade que ficou presa sobre uma redoma indestrutível.  A coisa fica feia quando a torre de abastecimento é destruída por um acidente e o lago fica contaminado. Quem tinha poços artesianos em sua propriedade acabou saindo no lucro, trocando água por outros recursos. Outra solução que a população teve que achar era torcer para chover e reaproveitar a água das chuvas.

Criadores: Brian K. Vaughan
Elenco: Mike Vogel, Rachelle Lefèvre, Dean Norris, Colin Ford
Canal: Rede Globo, TNT

10 – Interestellar (2014)
Interstellar

(Foto: Divulgação)

O filme mostra a luta pela sobrevivência da humanidade após boa parte dos recursos naturais da Terra se esgotarem. Cooper (Matthew McConaughey) recebe a missão de explorar o universo em busca de novos planetas para chamar de lar. Ainda que boa parte da trama tenha outro foco, traz a reflexão sobre as graves consequências do consumo desenfreado e como as mudanças climáticas podem afetar a vida.

Diretor: Christopher Nolan
Elenco: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Bill Irwin, Mackenzie Foy, Matt Damon
Distribuição: Paramout Pictures e Warner Bros.

Fonte: Wikipédia, IMDb