Escolha uma Página

SÃO PAULO – É do espaço que se percebe o quanto a água domina o planeta Terra – que, aliás, é três vezes mais água do que terra. E nada como estar a 1 milhão de milhas da superfície terrestre para verdadeiramente apreciar a dimensão desse domínio. Estacionado em uma órbita a essa distância está o Deep Space Climate Observatory (DSCOVR), um satélite-observatório do clima terrestre lançado em 2015 pela Nasa, a agência espacial norte-americana. É a partir deste observatório, que uma câmera especial, chamada Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC), tira uma foto da Terra a cada duas horas.

Recentemente, para celebrar um ano de atividades do DSCOVR, os engenheiros da Nasa reuniram as três mil fotos tiradas da Terra no período e fizeram um pequeno vídeo que mostra um ano do planeta a partir desse ponto no espaço. As imagens mostram a Terra girando e as constantes mudanças na cobertura das nuvens, que são um dos focos de estudo do projeto já que elas têm papel fundamental no controle de temperatura do planeta. No vídeo também há o registro de um eclipse lunar e da sombra que ele produz na superfície terrestre.

Mas o que se sobressai é o azul da água dos oceanos. Veja e deleite-se!

O DSCOVR é um projeto da NASA (National Aeronautics and Space Administration, a Agência Espacial Norte-americana), da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) e da Força Aérea Norte-Americana. Você pode ver novas imagens produzidas pelo DSCOVR a cada duas horas no twitter do satélite-observatório. Acompanhe!