Escolha uma Página

SÃO PAULO – Esgoto não é um assunto atraente. E, se tratar desse assunto com adultos já é difícil, com crianças e adolescentes, a tarefa pode parecer impossível. Cientes de que o tema é tão importante quanto complicado de explorar, o Centro de Pedagogia Urbana de Nova York (Center for Urban Pedagogy, ou CUP-NY em inglês) criou uma inovadora abordagem: uma maquete portátil que reproduz, em escala reduzida, o funcionamento do sistema urbano de distribuição de água e recolhimento e tratamento de efluentes de Nova York. Batizado de “Sewer in a Suitcase” (“Esgoto em uma maleta”, em tradução livre), o kit integra a premiada e ampla iniciativa do CUP-NY de usar criatividade e design para ensinar, de maneira simples, interativa e correta, questões urbanas tão diversas quanto o sistema de esgoto, as leis de zoneamento e as regras que regulam os aluguéis de Nova York.

Sewer in a Suitcase kit

Kit foi criado por ONG que trabalha para apresentar questões urbanas de forma mais simples e compreensível para a população (Foto: CUP / Divulgação)

Com o “Sewer in a Suitcase”, um adulto munido do guia de atividades de 74 páginas que acompanha o kit, pode explicar e mostrar como é feita a coleta de esgoto em um prédio, como acontece a infiltração de água nas áreas permeáveis da cidade, como a água da chuva é drenada e qual o destino dado a cada um desses diferentes tipos de água. A sustentabilidade da vida urbana, a composição da infraestrutura de uma cidade e a produção de poluição, além dos impactos que ela pode ter na saúde dos cidadãos, são alguns dos temas que surgem, naturalmente, durante as apresentações. Há ciclos de aulas próprios para quem só terá uma sessão com um dado grupo de crianças e ciclos para quem dispõe de até três sessões com o mesmo grupo. As aulas sugeridas variam de 40 minutos a 1h30 de duração.

“O que o CUP faz é criar uma maneira de usar o poder do design e da arte para aumentar o engajamento civil”, disse Christine Gaspar, diretora executiva do CUP-NY, ao “Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum”, que premiou a iniciativa em 2016. “A riqueza visual dos projetos faz com que a informação se torne menos assustadora – e já são muitas as pesquisas que mostram que trazer o elemento da brincadeira para o ensino torna o aprendizado mais eficiente”, diz Christine. Hoje esgotado, o kit “Sewer in a Suitcase”, que custava US$ 300, pode ser alugado para aulas e workshops na região de cidade de Nova York.

No vídeo abaixo, o CUP explica como o centro surgiu e em quais frentes atua.

Leia (em inglês), a íntegra do livro de atividades propostas pelo CUP intitulado Sewer in a Suitcase Educator’s Guide.