Escolha uma Página

SÃO PAULO – Você sabe de onde vem a água dos mares e dos rios? A água que umedece o ar e que está presa nas geleiras? A água da chuva que abastece as nascentes e enche os reservatórios? A água que é distribuída para casas, que mata a sede e que corresponde a 60% do peso do corpo humano? Essa dúvida não é recente e muitos se dedicaram a respondê-la. Hoje, duas teorias se destacam entre as muitas que já surgiram. Há quem seja defensor ferrenho de uma, e há quem argumente que ambas são válidas. Veja o que diz cada uma e descubra o que hoje a ciência trata como explicação mais plausível da origem desta molécula fundamental à vida.

A água sempre esteve aqui

Segundo esta teoria, a água estaria na “Terra” desde os primórdios do sistema solar, há 4,5 bilhões ou 4,6 bilhões de anos. O argumento central é de que havia gelo na nebulosa protossolar por onde circulavam os gases e as partículas que viriam a se aglutinar para dar origem ao sol, aos asteroides e aos planetas – entre eles a Terra. Ou seja, de acordo com essa teoria, a água sempre esteve aqui – primeiro presa nas pedras que criaram nosso planeta, depois libertada pelo aquecimento e pelos fluxos do manto terrestre. Com o tempo, esta água liberta viria a formar os chamados oceanos primitivos.

As provas para essa teoria estão na própria água que consumimos. Segundo os proponentes dela, na água encontram-se isótopos de hidrogênio que indicam que ela esteve retida nas pedras que compuseram não só o material que deu origem à Terra há bilhões de anos, mas o mesmo material que compõe, hoje, astros como o asteroide Vesta, que se surgiu na mesma época da formação da Terra e pouco mudou desde então.

Recentemente, um estudo conduzido por um pesquisador brasileiro e seu mentor norte-americano complementou essa teoria e atribuiu papel importante a Jupiter e Saturno no processo de atração e aglutinação dos elementos repletos de água que deram origem à Terra.

Leia também
Antropoceno pode ser a nova era do planeta
Poluição produzida pelo homem chega às zonas abissais do oceano
Vista privilegiada: veja vídeo da Terra a 1 milhão de milhas de distância

A água veio pra cá

Essa teoria não nega a ideia de que havia água na Terra quando ela se formou. Ela argumenta, porém, que essa água inicial logo evaporou e se perdeu, na atmosfera primitiva, em função do calor que surge no processo de formação de planetas. Segundo esta teoria, a água que temos hoje teria chegado trazida em asteroides e cometas ricos em água que colidiram com a Terra. As provas para a teoria também estariam nos isótopos de hidrogênio presentes na água que consumimos atualmente. Defensores argumentam que variações no nível de concentração desses isótopos validam a teoria da chegada da água à Terra – e não de sua presença no planeta desde a sua formação.

Parte da água sempre esteve aqui, e parte veio pra cá

Muitos especialistas acreditam que uma mistura dessas duas teorias explicaria, de forma mais completa, a origem da água da Terra. Ou seja, parte da água está aqui desde a formação do planeta, como propõe a primeira teoria, e parte chegou depois, de carona em asteroides e cometas. Nesse sentido, a água que está dentro de você neste exato momento já esteve em um cometa, já esteve presa como gelo em um asteroide e já esteve retida nas pedras que deram origem à Terra, há 4,5 bilhões de anos.