Escolha uma Página

SÃO PAULO – A relação entre o impacto das mudanças climáticas na oferta de água no mundo está sendo superestimada. Pelo menos, é o que afirma estudo, liderado pelo hidrólogo Andreas Hartmann da Universidade de Freiburg. O estudo sugere a inclusão de processos hidrológicos chave em modelos sobre o impacto climático.

A equipe internacional de cientistas mostrou que as estimativas de recarga de água subterrânea para 560 milhões de pessoas em regiões da Europa, Oriente Médio e do Norte da África são muito maiores do que o previsto.

Leia também
Redução de aquíferos pode colocar em xeque produção de alimentos
Aquífero californiano guarda volume de água equivalente a 2,3 mil Sistemas Cantareira
Os 8 maiores aquíferos do mundo

A descoberta sugere que é necessário mais estudos para assegurar maior acuidade em modelos hidrológicos de grande escala antes de eles serem utilizados na gestão local da água.

A equipe publicou suas descobertas na revista científica “Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS). A água subterrânea é um recurso vital em muitas regiões ao redor do globo. A taxa de recarga de águas subterrâneas é uma quantidade importante para garantir suprimentos sustentáveis ao gerenciar água potável e irrigação.