Escolha uma Página

SÃO PAULO – É uma equação que não fecha. Conforme a renda aumenta nos países em desenvolvimento, o acesso a serviços básicos como eletricidade, energia limpa para cozinhar, água e saneamento, não acompanha esse crescimento. O descompasso gera uma maior desigualdade e mostra que o investimento em infraestrutura, muita vezes é deixado para segundo plano.

Foi o que constatou um novo estudo publicado na revista Environmental Research Letters. “Observamos que o crescimento da renda sozinho não é suficiente para impulsionar o acesso de toda a população a serviços básicos”, explica Narasimha D. Rao, pesquisador do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA) que liderou o estudo.

Ao analisar dados históricos de acesso aos serviços básicos e evolução do PIB, a equipe de pesquisadores descobriu que o acesso à energia limpa para cozinhar e o saneamento ficavam ainda mais atrás que outras necessidades básicas como a eletricidade e água, uma constatação que tem impacto especial sobre membros mais pobres da sociedade e especialmente sobre as mulheres.

Leia mais: Falta de água e saneamento afeta mais as mulheres, afirma ONU

“ As mulheres são as que sofrem riscos maiores, pois são elas que cozinham com combustíveis poluentes inadequados. A falta de saneamento também tem mais impacto nas mulheres, pois são elas, quase na totalidade dos casos, as responsáveis pela cozinha e trabalho doméstico”, explica a pesquisadora do IIASA Shonali Pachauri, que também contribuiu para o estudo.

Saneamento para todos
Os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas (SDGs) visam o acesso universal à energia, água e saneamento até 2030. Para alcançar esses objetivos, o estudo mostra, que a África Subsaariana, em particular, teria que ver taxas sem precedentes de melhoria em comparação com as tendências históricas da região.

O estudo destaca o desafio de alcançar o SDGs, mas também aponta para direções de política públicas que poderiam ajudar. “Para alcançar os objetivos estabelecidos nos SDGs, autoridades políticas devem olhar a sinergia e as dependências entre os diferentes objetivos para encontrar maneiras de combinar os esforços em todos os setores para construir infraestrutura”, diz Rao.