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SÃO PAULO – É de se esperar que as promessas de um candidato sejam cumpridas ao longo dos anos de governo. Seguindo essa lógica, quando um candidato pouco ou nada fala sobre um tema importante para o cotidiano dos moradores de uma cidade, a expectativa é que poucas ações sejam feitas em relação ao tema.

Se levarmos em conta o volume de discussão nas redes sociais, as ações da prefeitura de São Paulo em saneamento básico devem ser poucas. Durante a campanha eleitoral para prefeito e vereador de São Paulo o tema saneamento básico quase não foi mencionado pelos candidatos. É o que mostra o estudo de monitoramento das redes sociais dos candidatos ao longo da campanha eleitoral de 2016, realizado pelo Juntos Pela Água em parceria com a Seekr, empresa brasileira de soluções em relacionamento digital.

Veja os resultados do estudo:

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Para ler o estudo completo: Saneamento e eleições – 2016

Vale lembrar que os prefeitos têm papel central no saneamento. Apesar da participação do governo federal, com investimentos em saneamento, e do governo estadual, com as companhias estaduais, quem é responsável pela política de saneamento básico é o prefeito.

O levantamento mostrou que nas redes sociais do prefeito eleito de São Paulo João Doria (PSDB), por exemplo, o tema saneamento básico fica em sexto lugar no ranking de assuntos abordados. As análises realizadas entre 18 de setembro e 20 de novembro de 2016, detectaram uma presença tímida nas postagens do político, com apenas um post próprio e quatro comentários sobre o assunto, enquanto que os comentários dos internautas passaram de 577 menções sobre saneamento. Não surpreende que nas 47 páginas do programa de governo do prefeito de São Paulo, a palavra saneamento apareça apenas duas vezes.

“O objetivo do monitoramento é mostrar, com o infográfico e todo o formato aplicado para o estudo, um olhar macro sobre saneamento nas redes sociais, mas principalmente conscientizar o público sobre a importância do tema”, afirma Eduardo Caetano, coordenador do estudo.

O levantamento foi elaborado como forma de apoio à campanha #VotePelaÁgua que buscou engajar candidatos à prefeitura e à câmara de vereadores na criação de uma política municipal de segurança hídrica. A campanha foi idealizada pela Aliança pela Água, um conjunto de organizações e movimentos unidos para o enfrentamento da crise hídrica no País.

Os principais temas monitorados foram as frequências das menções à “saneamento”, divididos em subtemas como “gestão de chuvas”, “abastecimento de água”, “esgoto” e outros. A coleta total de informações aconteceu em dois momentos, durante as pré-eleições (18/09 a 02/10/2016) e no pós-eleições, de 02/10 a 20/11/2016.

“Nos unimos à campanha e ao Juntos Pela Água para apoiar a causa da melhor forma que podemos, com o uso da nossa ferramenta. Um tema tão relevante para todos os brasileiros precisa ganhar cada vez mais relevância. Nós pudemos avaliar com eficácia os resultados da campanha e assim ter a real noção do que dizem não só os políticos, mas também a imprensa e a rede de organizações e assim prever possíveis atitudes para o desenrolar do tema na capital paulista”, afirma Ricardo Heidorn, CEO da Seekr.