Escolha uma Página

SÃO PAULO – Em agosto, a fabricante de carros Tesla Motors divulgou que seu novo veículo elétrico se tornou o mais rápido do mundo. O modelo P100D Model S atinge 96 km/h em apenas 2,5 segundos.

Outra novidade é a duração da bateria, de 100 kWh, que pela primeira vez consegue durar por mais de 482 quilômetros. O preço ainda não cabe no orçamento da maioria dos brasileiros, que teriam que desembolsar cerca de R$ 430 mil reais para ter um desses, mas ainda assim é bem mais barato que um conversível veloz.

“Pela primeira vez, o carro mais rápido do mundo é elétrico. No futuro, as pessoas realmente vão olhar para os carros movidos à gasolina do mesmo jeito que olhamos para os motores à vapor: são curiosos, mas não é exatamente a maneira que você quer dar uma volta por aí”, diz Elon Musk, CEO da Tesla.

Carro Elétrico

Carregar um carro elétrico sai bem mais barato que abastecer com gasolina (Foto: Tesla Motos/Divulgação)

O investimento nesse tipo de tecnologia só tem impacto na forma como as pessoas se locomovem, mas principalmente na natureza. Os carros elétricos não emitem gás carbônico, um dos responsáveis pelo aquecimento global. Especialistas esperam redução de até 90% do efeito estufa nas próximas décadas, caso as pessoas troquem seu veículo por um elétrico.

No Brasil, a adesão ainda é baixa, mas já existem incentivos para a aquisição de um carro “verde”. Na cidade de São Paulo, por exemplo, donos de elétricos ou híbridos recebem de volta 50% do IPVA pago e estão isentos do rodízio de veículos. Já a Noruega quer proibir a venda de veículos à combustão no país até 2025. O meio ambiente agradece.