Escolha uma Página

SÃO PAULO – O risco de inundações está mudando regionalmente nos Estados Unidos. Pesquisadores da Universidade de Iowa nos Estados Unidos descobriram que, basicamente, o risco de enchentes está crescendo na metade Norte do país e diminuindo na metade Sul. O motivo da alteração tem relação com questões globais como mudanças nos padrões de chuva e na quantidade de água no solo.

Para chegar a essa conclusão, as engenheiras Gabriele Villarini e Louise Slater compilaram informações sobre a altura da água, entre 1985 e 2015, em 2.042 medidores operados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Em seguida, a dupla comparou dados com as informações de satélites recolhidas ao longo de mais de 12 de anos pela Agência Espacial Americana (NASA), mostrando as taxas de umidade nas bacias hidrográficas e a quantidade de água armazenada no solo.

 

130018_webCom a análise, as pesquisadoras encontraram provas de que a parte Norte dos Estados Unidos geralmente têm uma quantidade maior de água armazenada no solo e, portanto, corre risco mais frequente de  inundações menores e moderadas. Entretanto, o risco de inundação de menor a moderada intensidade diminuiu nas porções mais ao Sul dos EUA, onde a água armazenada diminuiu.

“É quase como uma separação onde geralmente o risco de inundação está aumentando na metade superior dos EUA e diminuindo na metade inferior”, diz Villarini,autora do estudo publicado no periódico científico Letters of Geophysical Research. “Não é um padrão uniforme, e queremos entender por que vemos essa diferença”.

Algumas das variações regionais podem ser atribuídas a mudanças nas chuvas. Um estudo liderado por Villarini publicado no ano passado mostrou que alguns estados americanos experimentaram chuvas mais freqüentes no último meio século. Assim, mais chuvas levam a mais águas subterrâneas.

“As bacias hidrográficas têm memória. Assim, se a bacia de um rio está com mais água, por exemplo,o risco de inundação provavelmente também deve aumentar  porque há mais água no sistema”, diz Villarini.