Escolha uma Página

SÃO PAULO – Pesquisadores mapearam pela primeira vez altas concentrações de uma nova classe de produtos químicos tóxicos no sedimento de três Grandes Lagos. Os lagos Michigan, Superior e Huron, Erie e Ontário formam o maior conjunto de lagos de água doce do mundo. Cravados na região de fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, eles são de grande importância para o abastecimento de cidades como Chicago (EUA), por exemplo.

Na análise das amostras de sedimentos dos lagos Michigan, Superior e Huron, os pesquisadores encontraram 3 mil toneladas PHCZs, substâncias semelhantes às dioxinas e altamente tóxicas. De acordo com a literatura científica, elas podem causar problemas de desenvolvimento e têm sido associadas a certos tipos de tumores.

grandes lago

As barras em azul indicam locais onde há contaminação por PHCZs em três Grandes Lagos

No entanto, de acordo com os pesquisadores, nem tudo é poluição. “Pelo fato de a quantidade de PHCZs que encontramos ser muito alta, e devido à sua localização nos lagos, bem como nos núcleos de sedimentos, acreditamos que a maior parte seja resultado de processos naturais”, disse An Li, pesquisador da Universidade de Illinois (EUA) e autor do estudo publicado no periódico científico Environmental Science & Technology.

“No entanto, encontramos uma parte de PHCZs em sedimentos estabelecidos em anos mais recentes, o que é muito provável que seja de fontes artificiais. É preciso maior atenção a isso, pois tratam-se de contaminantes emergentes que devem ser cuidadosamente monitorados”, disse Li.

A preocupação com os chamados contaminantes emergentes tem crescido em todo o mundo e, nos Grandes Lagos, não é diferente. A classificação de substâncias tóxicas que poluem rios e mares em todo o mundo incluem produtos farmacêuticos e de cuidados pessoais lançados na natureza. Já se sabe que essas substâncias, embora muitas vezes demonstrem baixa toxicidade, podem causar impacto na vida aquática mesmo em níveis baixos de exposição.

No caso mais específico de PHCZs, estudos realizados em peixes-zebra (Danio rerio) mostraram que os produtos químicos podem, inclusive, interromper o desenvolvimento embrionário dos animais. Outro estudo descobriu que alguns PHCZs exibem atividade semelhante à dioxina no câncer de mama em humanos.

An Li afirma que a fabricação de semicondutores orgânicos, corantes e produtos farmacêuticos poderia causar a liberação de PHCZs no ambiente. A equipe de pesquisadores monitorou os poluentes ambientais ao longo de cinco anos. os pesquisadores coletaram mais de mil amostras de sedimentos. No início deste ano, a equipe relatou ter encontrado o herbicida atrazine em amostras do sedimento.