Escolha uma Página

SÃO PAULO – O estado americano da Califórnia está em seu quinto ano de seca. Na verdade, especialistas afirmam que esta é a maior seca da história dos últimos 1200 anos e que o problema não deve cessar tão cedo.

O efeito claro desse quadro é o encolhimento dos reservatórios que pode ser visto em uma série de imagens recolhidas da base de dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos pelo site Lakepedia, auto-intitulado a enciclopédia dos lagos.  

Leia mais:
Relatório reúne lições da crise hídrica australiana para o Brasil
Cervejaria e vinícola inovam para sobreviver à seca na Califórnia
Como transformar água do mar em potável

As imagem do “antes” de cada slide são de setembro ou outubro de 2001 e as imagens do “depois” são dos mesmos meses de 2016. Mova o controle e  deslize sobre cada imagem para ver como a seca afetou a paisagem na Califórnia.

Lago San Antonio

Um exemplo é o lago San Antonio que abastece o condado de Monterey. Ele já chegou a ter 23 km2, mas, em janeiro, estava com apenas 3% de sua capacidade. O volume é tão pequeno que já não é mais possível extrair qualquer água de lá.

Lago Cachuma


O reservatório criado em 1953 no lago Cachuma abastecia quatro distritos de Santa Barbara. Porém, em maio, ele tinha apenas 14% de sua capacidade.

Lago Piru

Com o formato de um lagarto, o lago Piru está localizado na floresta de Los Padres, no condado de Ventura. No entanto desde agosto de 2012 o nível da água entrou em forte declínio.

Em entrevista ao jornal SFGate, Catalin Trif, idealizador do Lakepedia afirmou que o projeto pretende mostrar a todos o real tamanho do problema a escassez de água doce na Califórnia.“Mesmo que muitas pessoas estejam cientes desse problema, provavelmente poderemos fazer mais para proteger nossa água. Pequenas mudanças em nosso comportamento podem fazer uma grande diferença”, disse Trif ao SFGate.