Escolha uma Página

SÃO PAULO – Setembro de 2016 acabou de entrar para a história da ciência, mas não há motivos para comemorar. Isso porque foi o setembro mais quente em 136 anos, segundo informações divulgadas pela NASA.

O último mês teve um aumento de 0,91º acima da média entre os anos de 1951 e 1980 de todos os meses de setembro até agora. A NASA ainda mostra que 11 dos últimos 12 meses consecutivos quebraram novos recordes de temperatura.

Setembro mais quente da história

Mapa mostra o aumento de temperatura principalmente no hemisfério Norte (Foto: NASA)

Isso leva a agência a acreditar que por causa dos relatórios apresentados até agora o ano de 2016 vai receber o título de mais quente de todos os tempos, desde que a temperatura começou a ser registrada em 1880.

O diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA (GISS, em inglês), Dr. Gavin Schmidt, declarou no Twitter que “com os dados disponíveis até setembro, o recorde anual de 2016 parece certo”.

Ele ressalta que as tendências de longo prazo, como as mudanças climáticas observadas neste ano, são bem mais relevantes que recordes mensais, já que estes são sensíveis a atualização dos registros.

A análise mensal da GISS acontece a partir de dados coletados em mais de 6000 estações meteorológicas espalhadas no globo, instrumentos navais localizados em boias para medir a temperatura da superfície do mar e estações de pesquisa da Antártica.