Escolha uma Página

SÃO PAULO – No final de agosto, foi lançado no Brasil o sistema por satélite GLAD, que emite alertas semanais de novas perdas na cobertura florestal do País. Apesar de já existirem ferramentas assim, esta é a mais poderosa já criada até agora, pois fornece monitoramento mais rápido, de mais alta definição e de maior escala.

Outra grande novidade é que, pela primeira vez, a população pode juntar-se ao governo para rastrear o desmatamento ilegal quase em tempo real. Basta selecionar uma área no mapa e, após a análise, informar um e-mail para receber as notificações.

glad florestas brasileiras

Cobertura florestal é definida como toda a vegetação com mais de 5 metros de altura com cobertura de copa superior a 60% (Foto: Reprodução)

Ainda que o Brasil tenha tido avanços bastante significativos na redução do desmatamento, continua no 2º lugar no ranking de países que mais perdem áreas verdes por ano, pouco atrás da Rússia. Por isso, continuar investindo em tecnologia de monitoramento é tão importante.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Global Forest Watch (GFW), uma plataforma de monitoramento de florestas online, em parceria com a Universidade de Maryland, o Google e o Instituto Mundial de Recursos (WRI).

Por que o GLAD é tão poderoso?

Os sistemas de monitoramento que já existem no Brasil, PRODES e DETER, operacionalizados pelo governo, e o SAD, da ONG Imazon, são realmente muito modernos. Mas o GLAD supera todos eles em nas funcionalidades principais.

O IBAMA, por exemplo, usa os alertas do DETER para enviar equipes de fiscalização aos locais indicados. O problema é que o relatório só sai a cada três meses para o público. Como o GLAD tem notificações semanais, o intervalo para agir é bem menor.

A precisão na hora de identificar o local do desmatamento também é essencial. O alerta vermelho do GLAD já começa a piscar a partir de medições de áreas de 30 x 30 metros, ou seja, mais ou menos duas quadras de basquete. Sistemas como o DETER e o SAD medem 250 x 250 metros ou 150 quadras de basquete. Isso significa que dá para identificar e evitar o desmatamento muito tempo antes dele aumentar.

E por último, mas não menos importante, um grande benefício do GLAD é que ele monitora todas as áreas florestais brasileiras, incluindo o Cerrado e Mata Atlântica. Os outros sistemas se limitam apenas à região amazônica.

Isso faz do GLAD um poderoso complemento para preservação das nossas florestas, especialmente numa era que já sofre as consequências do aquecimento global. Com seu faro mais apurado e uma visão mais precisa, o Brasil pode continuar a luta contra o desmatamento ilegal e conta com a ajuda de um novo aliado – o cidadão.