Escolha uma Página

SÃO PAULO – Já imaginou um mapa bonito com dados meteorológicos em tempo real de cada canto do planeta? E, de quebra, fácil e simples de entender? Bom, ele existe. É o Ventusky, um site que permite que você explore diversas informações do tempo, como temperatura, chuvas, nuvens e velocidade do vento.

Desenvolvido pela empresa tcheca InMeteo, a aplicação totalmente gratuita tem um visual atraente, daqueles que faz você ficar bons segundos só observando a direção do vento ou as cores contrastantes das regiões do mundo. Isso sem contar, é claro, sua robusta base de dados sobre os eventos meteorológicos na nossa atmosfera.

A ferramenta é capaz de trazer a previsão do tempo dos próximos 10 dias, divididos em intervalos de três horas. É possível também buscar uma cidade – até aquela cidadezinha da sua tia do interior – e ter acesso a informações mais específicas. Assim, fica fácil saber se a noite vai estar mais fria mesmo num dia quente, por exemplo.

O fundador da empresa e líder do projeto David Prantl conta que, como meteorologista, já usava esse tipo de ferramenta há bastante tempo, mas era algo muito científico para usuários sem qualquer conhecimento básico. “Então, nós decidimos que seria interessante fazer uma aplicação assim, que pudesse ser usada por qualquer pessoa”, disse ao JUNTOS PELA ÁGUA.

Velocidade do vento é um espetáculo à parte (Foto: Reprodução)

Velocidade do vento é um espetáculo à parte (Foto: Reprodução)

Ele explica que os meteorologistas usam setas para simular o vento, o que acaba sendo algo muito técnico. Na aplicação, essa simulação foi feita através de linhas onduladas. “É realmente simples entender para qual direção o vento está soprando”, diz. Para Prantl, essa é a funcionalidade mais legal do site por ser algo que as pessoas gostam de verdade.

O site começou a ser desenvolvido na metade 2015, mas ainda não está finalizado. Segundo a empresa, novas funções estão em desenvolvimento, como ondas oceânicas e mapas para previsão de tempestades.