Escolha uma Página

SÃO PAULO – Hoje, 2,4 bilhões de pessoas no mundo ainda não tem acesso a serviços de saneamento básico e água potável, mas um time de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, está tentando mudar isso. Eles acabaram de criar um aparelho do tamanho de um chiclete para despoluir a água.

O estudo, divulgado no jornal Nature Nanotecnology, mostra que o pequeno dispositivo é capaz de eliminar 99,9% das bactérias em 20 minutos usando apenas luz solar. A invenção pode ser o primeiro passo para transformar a realidade do planeta. 

Isso porque as técnicas utilizadas em regiões com falta de água potável possuem problemas. Para ferver a água é necessário combustível fóssil, nem sempre disponível. Já colocá-la em garrafas plásticas e expor ao sol para que os raios ultravioletas acabem os micro-organismos é um processo que pode levar até 48 horas e nem mesmo garante descontaminação total.

O professor Yi Cui e sua equipe, do SLAC National Accelerator Laboratory, que opera na universidade, são os responsáveis pela criação, feita por nanoestrutura de cobre e um composto químico chamado dissulfeto de molibdênio. Quando entra em contato com a luz solar, a plaquinha libera peróxido de hidrogênio e outras substâncias bactericidas, que matam os germes e se dissolvem rapidamente na água.

Em contato com a luz solar, o dispositivo ativa uma reação química e elimina bactérias (Foto: Universidade de Stanford/Divulgação)

Em contato com a luz solar, o dispositivo ativa uma reação química e elimina 99,9% das bactérias (Foto: Universidade de Stanford/Divulgação)

Esses foram só os primeiros testes, realizados em pequenas quantidades de água e com grupos limitados de bactérias. Cui reconhece que o dispositivo ainda precisa de mais desenvolvimento e pesquisa. Ainda assim, continua otimista. “É muito animador ver que só criando o material você pode atingir um bom resultado. Realmente funciona”, diz.

Fonte: Nature Nanotecnology