Escolha uma Página

São Paulo – As enchentes não acontecem por acaso. Quando os bueiros ficam entupidos, a água da chuva não tem para onde ir, provocando alagamentos que causam grande prejuízo a sociedade: destruição material, proliferação de doenças e até mortes. Se não tiverem tampa, então, pedestres e animais podem acabar sofrendo um acidente. E a falta de manutenção ainda piora a situação.

Foi pensando em reduzir drasticamente esses problemas e incentivar a interação entre os moradores e os órgãos públicos, que o projeto Bueiros Conectados foi criado. Idealizada pelo designer Andrei Spedirião, a iniciativa quer permitir que o cidadão fiscalize a condição dos bueiros da sua cidade na ponta dos dedos.  

Através de um dispositivo instalado na tampa do bueiro, seria possível coletar informações como a capacidade de uso, integridade e o intervalo de manutenção. Assim, pelo aplicativo gratuito no celular, o usuário poderia monitorar e até mesmo avisar direto às autoridades quando houver alguma irregularidade, contribuindo com o trabalho de fiscalização da prefeitura.

Bueiros Conectados Dispositivo

Os dispositivos são embutidos em tampas de bueiros pela cidade (Foto: Divulgação)

Há ainda a opção de criar uma lista personalizada com bueiros “favoritos”, que poderia ser acessada também por computadores. Isso facilitaria o acompanhamento dos bueiros de uma região específica, como o bairro do usuário, por exemplo.

Outro benefício do projeto é a prática da cidadania, uma vez que mobiliza a população a cuidar do espaço onde vive. Segundo a proposta, a conexão entre os bueiros e os cidadãos deve gerar atitudes preventivas e corretivas para o bem estar público.

Por enquanto, o projeto ainda está em fase de desenvolvimento e aguarda patrocínio para virar realidade.

Internet das Coisas

O projeto usa o conceito de Internet das Coisas, (do inglês, Internet of Things), que conectada aparelhos do nosso dia a dia à rede, como o bueiro neste caso. Essa proposta, que já vem sendo aplicada há alguns anos, promete mudar o modo como vivemos. Até o hidrômetro de uma residência será ligado à internet, chegando ao seu celular e à empresa de água e esgoto.