Escolha uma Página

SÃO PAULO – Mais de 3 mil pessoas de 130 países se reúnem em Estocolmo, na Suécia, a partir da próxima segunda-feira 29, para a edição 2016 do World Water Week (Semana Mundial da Água, em tradução livre). O evento, que acontece desde 1991 e, este ano, tem programadas mais de 140 mesas, reúne líderes de governos, empresas e da sociedade civil para discutir os rumos da oferta e da demanda de água pelo mundo. O tema escolhido para embalar as discussões nesta edição é “Água para o crescimento sustentável”. “Queremos transformar o discurso em ação, semear novas parcerias e inovar para viabilizar o crescimento sustentável”, diz Torgny Holmgren, diretor executivo do Instituto Internacional de Água de Estocolmo, que realiza o World Water Week.

Fachada da sede do evento World Water Week

Evento acontece em Estocolmo, capital da Suécia, desde 1991 (Foto: Stockholm International Water Institute / Divulgação)

Segundo os organizadores, com o tema, o World Water Week de 2016 quer dar continuidade à discussão colocada pelo World Water Development Report – Water and Jobs (Relatório Mundial de Água e Desenvolvimento – Água e emprego, em tradução livre), publicado no final do primeiro semestre deste ano pela UN-Water, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que trata de questões relativas à água e ao saneamento. Nele, foram apresentados números inéditos que mostram que três em cada quatro empregos em todo o mundo dependerão, de forma intensiva ou moderada, da água nas próximas décadas. O documento também argumenta que a falta de água ou a dificuldade de acesso ao recurso pode limitar o crescimento econômico e a manutenção e geração de empregos de forma importante nos próximos anos.

Eixos temáticos como o financiamento e administração de infraestrutura de água, saneamento básico, mudanças climáticas e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável guiarão as discussões, que se pretendem propositivas e até deliberativas.

Leia (em inglês) a programação do World Water Week e acompanhe a cobertura do World Water Week pela página de notícias do evento.