Escolha uma Página

Região que abriga a maior bacia hidrográfico e o maior rio do mundo é também a que tem a maior diversidade de árvores do planeta

SÃO PAULO – A Amazônia tem 11,676 diferentes espécies de árvores, segundo levantamento inédito do Naturalis Biodiversity Center, da Holanda. O órgão, em esforço chefiado pelo pesquisador Hans ter Steege, reuniu e catalogou desenhos, fotos e descrições acumuladas por universidades, estudiosos e sociedades científicas de todo mundo nos últimos 300 anos para chegar ao número. Ainda de acordo com o trabalho, que foi publicado no periódico Scientific Reports, da revista Nature, as árvores identificadas pertencem a 1,255 gêneros e 140 famílias biológicas, o que faz da região amazônica a de maior diversidade de árvores de todo o planeta.

Não é a primeira vez que Steege estuda a região Amazônica e apresenta dados inéditos. Em 2003, por exemplo, ele publicou um artigo que estimou em 390 bilhões o número total de árvores na área. Na mesma época, ele também calculou que há cerca de 16 mil espécies de árvores amazônicas, sendo 227 espécies “superdominantes” (com muitos exemplares) e seis mil espécies raras (com menos de 1000 exemplares cada). Steege calculou, ainda, que a média anual de descobertas de novas espécies varie entre 50 e 200. Os números são referência para quem estuda a região até hoje.

A riqueza da biodiversidade amazônica se explica, em parte, pela hiper oferta de água na região, que abriga a maior bacia hidrográfica e o maior rio do mundo, o Amazonas. Durante a cheia, há trechos do rio Amazonas que chegam a ter 50 quilômetros de largura e a vazão de do curso de água nunca é inferior a 219 mil metros cúbicos por segundo.

Leia a íntegra do trabalho de Hans ter Steege (em inglês) intitulado “The discovery of the Amazonian tree flora with an updated checklist of all known tree taxa” e publicado no Scientific Reports da revista Nature.